CNPq participa do 1º Simpósio Franco-Brasileiro de Biociências, em Paris

Data: 02/02/2012

O principal objetivo do evento é reforçar as colaborações bilaterais e promover novas parcerias entre laboratórios e instituições francesas e brasileiras.


O diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Netto, é um dos palestrantes do 1º Simpósio franco-brasileiro de biociências, que se realiza no próximo dia 21 de março, no Instituto Pasteur, em Paris, na França.



A programação do simpósio é composta de apresentações orais de 15 minutos. A comissão organizadora aceita trabalhos de todas as áreas das biociências como biologia molecular e celular, microbiologia, medicina, farmacologia, parasitologia, bioinformática, biologia estrutural e do desenvolvimento, células-tronco, imagem etc. As apresentações devem enfocar aplicações potenciais, melhores práticas e desenvolvimento de método.



A palestra inaugural será ministrada pela professora francesa Nicole Le Douarin, pioneira em tecnologia de manipulação de embriões. Ela realizou pesquisas sobre o desenvolvimento do sistema nervoso de animais superiores e sobre sistemas imunológicos. Nicole e sua equipe colaboram com vários grupos de pesquisa brasileiros. A professora é membro das academias de ciências brasileira (ABC) e francesa, tendo importante papel na cooperação e na biologia do desenvolvimento dos dois países.



O comitê de organização do evento é composto por cientistas brasileiros ligados a Université Paris-Sud, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao Institut Pasteur, ao ENS Cachan, e ao Institut Curie. A inscrição tanto para apresentação quanto para participação é gratuita, mas obrigatória. Os candidatos devem enviar os resumos dos trabalhos até 10 de fevereiro. Os participantes que não apresentarão trabalhos podem se inscrever até 20 de fevereiro.



Para mais informações acesse : http://brbiofr.wordpress.com.

(Ascom do CNPq)





< voltar