Sabesp retira 2 toneladas de lixo por dia dos sistemas de esgoto do Litoral Norte

Data: 30/01/2012
Um dos grandes problemas enfrentados pela Sabesp do Litoral Norte neste período de chuvas é a quantidade de lixo que vai parar clandestinamente na rede de esgoto disponível nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

É comum na região os constantes registros de conexões da água de chuva às redes coletoras de esgoto e, com essa água, muito lixo acaba se juntando ao esgoto, o que prejudica inclusive o bombeamento do esgoto até as Estações de Tratamento.

Para se ter uma ideia, após as ocorrências de chuvas fortes, a Sabesp chega a fazer aproximadamente 80 desobstruções na rede em apenas um dia na região.

“A rede de esgoto não tem capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas e, além disso, muito lixo acaba entrando na tubulação”, esclarece superintendente da Sabesp no Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro.

O material encontrado é diverso, desde garrafas plásticas, brinquedos, esponjas, fio dental, preservativos, corda, pneus e até o quadro da bicicleta.

Em todo o Litoral Norte, a Sabesp chega a retirar diariamente 2 toneladas de resíduos sólidos (areia e lixo) dos sistemas de esgoto.

“A ligação de água de chuva a rede, bem como o lixo encontrado pode gerar retorno de esgoto para os imóveis. Isso provoca transbordamento dos Postos de Visitação (PVs) e entupimento da rede, causando sérios problemas ao meio ambiente, ao morador e de ordem técnica a Sabesp”, salienta Bosco.

Em todo o Litoral Norte, o sistema de esgoto operado pela Sabesp compreende 760,6 Km de rede, 16 Estações de Tratamento de Esgoto e 165 Estações Elevatórias de Esgoto

Site Sabesp


< voltar