Foz do Iguaçu vai sediar Centro Internacional de Energias Renováveis

Data: 26/01/2012

Famosa em razão da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e das volumosas cataratas, Foz do Iguaçu, no Paraná, sediará em breve o Centro Internacional de Energias Renováveis – com Ênfase em Biogás para a América Latina e o Caribe. A apresentação do projeto será feita nesta quarta-feira, 25 de janeiro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e contará com a presença do diretor técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Dmitri Piskounov.

Já o detalhamento técnico do projeto fica por conta do superintendente da assessoria de energias renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior. Com sede no parque, o futuro centro de tecnologia será o primeiro do gênero na América Latina, o pioneiro do mundo com ênfase em biogás, e integrará uma rede de sete centros internacionais da Onudi já existentes, localizados na China, Itália, Turquia, Índia e em Cabo Verde.

Cada centro atua no desenvolvimento de setores específicos da produção de energia renovável – como a solar, a hidroeletricidade e o hidrogênio. Também participarão da apresentação o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que falará sobre a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, e o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo.

Cícero Bley salientou que a criação de um centro com o selo da Onudi será importante para alavancar recursos e organizar as pesquisas desenvolvidas na área de biogás por diferentes institutos, evitando a duplicidade de esforços. Também terá potencial de transformar o Brasil, Foz do Iguaçu e região em referência mundial no desenvolvimento de pesquisas em biogás. “Já conseguimos que o biogás seja contemplado como política pública nacional. O novo centro ajudará a organizar o setor, dará credibilidade e colocará o biogás na agenda nacional e internacional”, estimou.

EcoD.




< voltar