Comitiva internacional conhece obras do Programa Onda Limpa, em Santos

Data: 12/12/2011
Uma comitiva de gestores públicos que participam do Programa Internacional de Estudos e Formação em Gestão Pública estiveram, no último dia 7/12, no Palácio Saturnino de Brito, no Centro Histórico de Santos.

No local, onde se encontra o acervo histórico do saneamento da região, o grupo recebeu informações sobre um dos mais importantes projetos de recuperação ambiental do litoral brasileiro, o Programa Onda Limpa. De lá puderam conhecer in loco a reforma e ampliação da estação que recebe os esgotos da região insular dos municípios de Santos e São Vicente, localizada no bairro José Menino.

“A maior importância desta obra não está apenas em sua execução, mas principalmente no monitoramento da qualidade da água do corpo receptor, para que tenhamos conhecimento dos benefícios reais alcançados”, explicou o engenheiro civil Flávio Francisco Da Costa, da Superintendência de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).


O objetivo da visita foi a troca de informações e experiências sobre as ações e realizações da Sabesp no investimento em saneamento básico da região. Um dos integrantes da comitiva, o médico moçambicano Luis Mucave – que já integrou a organização médico-humanitária internacional “Médicos Sem Fronteiras” – se surpreendeu com a grandiosidade do conjunto de obras que compõem o Programa Onda Limpa, que entregou, dentre outras instalações, sete novas estações de tratamento e duas novas estações de precondicionamento de esgoto na RMBS.


O Programa Internacional de Estudos e Formação em Gestão Pública é uma parceria entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a London School of Economics and Political Science (LSE) do Reino Unido.

sabesp



< voltar