Parceria aproxima CNPq e MIT

Data: 09/12/2011
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinou nesta terça-feira (6), em Brasília, carta de intenções com o Programa de Iniciativas Internacionais em Ciência e Tecnologia (Programa Misti) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. O objetivo é cofinanciar a promoção de workshops e visitas de curta duração entre grupos de pesquisadores do Brasil e do MIT.



Participaram da assertiva o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, que assinou o documento pelo lado brasileiro, e o representante do Misti, Ben Schneider, que assinou a carta pelo lado norte-americano, além do diretor de Cooperação Institucional, Manoel Barral Netto, e do coordenador geral de Cooperação Internacional, Marcio Ramos, do CNPq.



A parceria integra os esforços do Programa Ciência sem Fronteiras, que objetiva conceder 75 mil bolsas até 2014, para que brasileiros estudem nas melhores universidades do mundo, além de atrair jovens talentos e pesquisadores de excelência de outros países para o Brasil.



Nas chamadas conjuntas, cada parceiro financia a participação de seus próprios pesquisadores. O Misti cobrirá as despesas de viagem e workshops no MIT e o CNPq financiará bolsas de pós-graduação e as despesas de viagem dos pesquisadores brasileiros, além dos custos de workshops no Brasil. As primeiras seleções estão previstas para ocorrer ainda este ano.

(Ascom do CNPq)





< voltar