Especialistas da ANA e da Embrapa lançam livro sobre engenharia de sedimentos

Data: 30/11/2011
Na tarde desta segunda-feira, 28 de novembro, durante o 19º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), por meio de sua presidente Ingrid Muller, lançou cinco livros. Um deles é intitulado “Engenharia de Sedimentos – na busca de soluções para problemas de erosão e assoreamento”, organizado pelo especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Walszon Lopes, e pelo pesquisador em Hidrologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e presidente da Comissão de Engenharia de Sedimentos da ABRH, Jorge Lima. O livro reúne cerca de 90 autores e pode ser adquirido pelo sítio da Associação (www.abrh.org.br) ou nas regionais da ABRH por R$ 40 para associados e R$ 50 para o público em geral.

Segundo Walszon Lopes, o foco principal da publicação é fornecer informações sobre a medição de sedimentos para técnicos do setor de recursos hídricos. “O objetivo é divulgar as principais ações e trabalhos e disponibilizar estudos na área de engenharia de sedimentos para técnicos que atuam na área de modo a orientá-los sobre os principais procedimentos e técnicas utilizados na área de Hidrossedimentologia”, destacou.

Jorge Lima também ressaltou o aspecto informativo do trabalho, que é o de “fornecer informações e conhecimentos para a gestão integrada do uso do solo e dos recursos hídricos”. De acordo com o pesquisador da Embrapa, o livro traz cinco eixos principais: controle de erosão, monitoramento hidrossedimentométrico, produção de sedimentos nas bacias hidrográficas, modelagem do fluxo de sedimentos e assoreamento de reservatórios.

O Simpósio

O tema do 19º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é “Água em um mundo em transformação”. De 27 de novembro a 1º de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o assunto será amplamente debatido por representantes da comunidade técnico-científica, dos usuários de recursos hídricos, da sociedade civil, agentes públicos, professores, pesquisadores, consultores, empreendedores, agentes privados, estudantes e interessados. Cerca de 2 mil participantes são esperados na capital alagoana durante o evento, que é realizado pela ABRH e tem o patrocínio da ANA. Para mais informações sobre o Simpósio, acesse: http://www.acquacon.com.br/xixsbrh.

Fonte: Ascom/ANA




< voltar