Cesan assume presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu

Data: 15/12/2008

Cesan assume presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu


A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi eleita para assumir a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. O representante da empresa é Jader Mutzig Bruna, assessor da Diretoria de Administração e Meio Ambiente. A reunião para eleição da nova diretoria do comitê aconteceu na quarta-feira (10), em Viana.

Para a vice-presidência, foi eleito o secretário de Meio Ambiente de Domingos Martins, Paulo Sérgio Reetz. A secretaria executiva do comitê será ocupada por Petrus Lopes Sousa Verol, da organização não governamental (ONG) Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental (Injapa).

Segundo Mutzig, a indicação da Cesan para a presidência do comitê foi consenso devido ao caráter técnico e abrangente da empresa. "A Cesan foi escolhida para ocupar a presidência por ter um quadro técnico competente em questões hídricas e participação efetiva em todos os comitês de bacias hidrográficas do Espírito Santo", destacou.

Mutzig salientou ainda o caráter democrático e representativo do comitê. "Acreditamos que a composição está muito bem distribuída, pois além da presidência, assumida pela Cesan, que atua em todas as cidades da bacia do Jucu, temos os municípios que compõem a cabeceira do rio, representados por Domingos Martins, que ocupa a vice-presidência, e a foz, representada pela Ong Injapa, que realiza pesquisas com a fauna do rio", concluiu.

Entre outros objetivos, o comité terá a meta de formular um calendário de ações para 2009 e indicar pautas de atividades. Serão criadas ainda câmaras técnicas e grupos de discussão para assuntos prioritários. O comitê também vai atuar como agente de integração, uma vez que os desafios de gestão da bacia hidrográfica precisam ser enfrentados por todos, usuários, governos e sociedade civil.



< voltar