Lançamento, no Brasil, do Relatório de Economia Criativa 2010

Data: 07/11/2011
Nesta segunda-feira (07/11), ocorre o lançamento, no Brasil, do Relatório de Economia Criativa 2010. O documento foi elaborado por meio de uma parceria entre a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O lançamento do Relatório, conhecido pela sua sigla em inglês (Creative Economy Report, CER), está sendo promovido pela Nuvem Criativa e contará com a presença da Chefe do Programa de Economia Criativa da UNCTAD, Edna dos Santos-Duisenberg, além de líderes de órgãos governamentais e privados, que debaterão os rumos da economia criativa no país. O documento foi apresentado anteriormente em Londres e Nova York. O seminário é gratuito e aberto ao público e à imprensa (saiba abaixo como participar).

Sobre a economia criativa
A cada dia em todas as partes do mundo se consome cada vez mais produtos criativos. Diariamente escutamos o restudar, consumimos ádio, assistimos aos programas de TV, nos vestimos com a moda, ouvimos música, lemos jornais, usamos software nos computadores para trabalhar e publicidade direta ou indiretamente, etc.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), certos produtos criativos tais como a música, vídeos, jogos digitais e outros bens criativos de consumo doméstico mantiveram demanda estável mesmo durante a recente crise financeira internacional. Na era do conhecimento e da conectividade os bens e serviços criativos têm tido um desempenho extraordinário, pois vivemos numa época dominada por imagens, sons, textos e símbolos em que os produtos criativos fazem parte do nosso cotidiano.

O estilo de vida da sociedade contemporânea gira em torno da economia criativa através de nossa vida social, cultural e intelectual. Neste contexto, a economia criativa gera empregos, renda, comércio, divisas, além de contribuir para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Portanto, ao pensarmos em economia criativa, é preciso ir além dos números e perceber de forma mais holística a interação entre a economia, a tecnologia, a cultura e as questões ambientais na dinâmica do mundo globalizado.

Tanto a UNCTAD como o Brasil tiveram um papel marcante na evolução do debate intergovernamental em torno da crescente relevância da economia criativa. Foi em 2004 que a conferência interministerial da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD XI) reuniu 158 países em São Paulo. Após debate e negociação, a comunidade internacional decidiu introduzir o tema da economia criativa na agenda política internacional de desenvolvimento econômico.

Desde então, a UNCTAD tem se dedicado a pesquisar, analisar e promover ações internacionais a fim de sensibilizar governos, inclusive do Brasil, sobre a importância do setor cultural e criativo para a redefinição de estratégias de desenvolvimento que ajudem os países emergentes a diversificar suas economias e, ao mesmo tempo, promover criatividade, conhecimento, inovação, inclusão social e diversidade cultural.

Sobre o CER 2010
Neste contexto, foi lançado o CER 2010 (sigla em inglês para ‘Creative Economy Report’, ou Relatório de Economia Criativa), segundo relatório da ONU sobre economia criativa, iniciativa da parceria entre a UNCTAD e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo o relatório, apesar da crise financeira mundial ter provocado queda drástica de 12% no comércio internacional em 2008, as exportações de produtos criativos continuaram aumentando e alcançaram US$ 592 bilhões, ou seja, duplicou em seis anos, tendo uma taxa de crescimento médio de 14% no período 2002-2008, destacando-se como um dos setores mais dinâmicos do comércio internacional.

Atualmente os países ricos têm 90% do mercado mundial dos audiovisuais e da música, cerca de 80% do mercado editorial e imprensa e 75% do comércio global de artes visuais. O relatório ressalta a importância do comércio Sul-Sul e analisa aspectos que evidenciam que a economia criativa caminha lado a lado no atual processo de transição para a economia verde. O relatório destaca dez mensagens chaves para facilitar a formulação de políticas no âmbito da economia criativa.

O CER 2010 foi apresentado em Londres e Nova York por Edna dos Santos-Duisenberg, Chefe do Programa de Economia Criativa da UNCTAD. Com o apoio institucional da UNCTAD, a ‘Nuvem Criativa’ promove na próxima segunda-feira (7/11) o Seminário de lançamento do CER 2010 no Rio de Janeiro, apresentando o documento e debatendo com líderes de órgãos governamentais e privados os rumos da economia criativa no país.

Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi estabelecida em 1964, em Genebra, Suíça, atendendo a reivindicações dos países subdesenvolvidos, que entendiam que as negociações realizadas no GATT não abordavam os produtos por eles exportados, os produtos primários. A UNCTAD é um Órgão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mas suas decisões não são obrigatórias. Mais informações emwww.unctad.org

Sobre a ‘Nuvem Criativa’
A Nuvem Criativa é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos para a economia criativa. Surge a partir de um novo modelo econômico a fim de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e talentos criativos, transformando ideias em novos negócios, valorizando a cultura, o empreendedorismo e a inovação. Além de palestras abertas ao público e dos ambientes de capacitação criativa em gestão e prática voltadas ao mercado global, a Nuvem Criativa promove debates, rodadas de negócios, missões internacionais exclusivas para as indústrias criativas, intercâmbio cultural e turismo criativo, tendo sempre como objetivo integrar profissionais, compartilhar conhecimentos e experiências e promover encontros entre investidores e criativos. Mais informações em www.nuvemcriativa.com.br

Serviço
Conferência de lançamento do Relatório de Economia Criativa 2010 no Brasil
Local: Centro Carioca de Design (Praça Tiradentes, nº 48)
Data: 07/11/2011 (segunda-feira), 18h.

Participação: A entrada é gratuita e as vagas são limitadas, sujeitas à lotação do espaço. Para se inscrever, envie um email para hello@nuvemcriativa.com.br com seu nome, telefone e empresa ou setor criativo a que pertence e aguarde confirmação


Plurale


< voltar