Usina Belo Monte terá registro em linguagem de cinema

Data: 28/10/2011

Usina Belo Monte terá registro em linguagem de cinema


As obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte (UHE Belo Monte) em linguagem de cinema foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira (27) durante o Seminário Nacional de Grandes Barragens, realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), no Rio de Janeiro. Estes documentários, conduzidos pela produtora LC Barreto, pretende acompanhar todas as etapas de construção do empreendimento, tanto do ponto de vista histórico, desta que será a terceira maior usina do mundo, quanto do ponto de vista humano, das pessoas envolvidas direta ou indiretamente na UHE Belo Monte.

Quatro vídeos de curta metragem, com aproximadamente 5 minutos, cada, já foram finalizados, de um conjunto de 25 peças, que serão produzidos ao longo do primeiro ano da obra, assim como outros três vídeos de média duração. A ideia é veicular as produções em TV e na internet. O projeto “Construindo Belo Monte” abrange cinco anos de construção da UHE Belo Monte, que tem previsão para iniciar a operação de sua primeira turbina em 2015.

O diretor do projeto, o cineasta Daniel Tendler, em entrevista ao Blog Belo Monte, destaca a importância das filmagens para apresentar “a realidade crua” da obra, sem o intuito de defender ou atacar o empreendimento. Segundo ele, há muitas informações desencontradas sobre o projeto. Isto impôs o desafio, nos primeiros roteiros, de diferenciar a proposta inicial de construção, planejada há 35 anos, da que atualmente está sendo executada no Rio Xingu. “O desafio foi marcar essa diferença e mostrar que essa diferença é fruto de uma evolução da legislação ambiental, do amadurecimento da sociedade de criar mecanismos de controle para o desenvolvimento responsável e sustentável da Amazônia”, afirmou.

Para Tendler, a iniciativa também poderá mostrar ao Brasil a realidade daquela região da Amazônia e a magnitude da obra em andamento no Rio Xingu. Ele fala ainda sobre a necessidade de que o debate sobre a UHE Belo Monte inclua questões como a necessidade de geração da energia e sua complementariedade com as fontes alternativas.




< voltar