Ministérios acertam cooperação para sistema de monitoramento

Data: 20/10/2011



Durante a abertura oficial da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nesta terça-feira (18), em Brasília, foi assinado o termo de cooperação que tem como foco a implantação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O evento, considerado o maior de C,T&I do País, trata do tema "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos" nesta edição.



Assinaram o acordo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa de Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, e o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Delgado Assad. O sistema, com sede em Cachoeira Paulista (SP), será coordenado pelo MCTI. É um esforço em conjunto com outros órgãos do governo federal, entre eles a Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, que recebe os sinais de alerta e fará o trabalho de mobilização da população em risco.



O ministro da Integração, Fernando Bezerra, presente na cerimônia, disse que o tema principal da semana é oportuno, considerando os esforços do governo federal em promover ações no sentido de evitar perdas como as do início do ano no estado do Rio de Janeiro (RJ). "Hoje, passamos por um novo momento de discussão sobre nova política de Defesa Civil", comentou. "Nosso ministério e o da Ciência e Tecnologia trabalharão em conjunto para evitar os efeitos das mudanças climáticas. Precisamos mitigar os efeitos dos desastres naturais e, sobretudo, poupar vidas. A ideia é agir menos com reconstruções e mais na prevenção."



Inovação - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antonio Elias, abordou os avanços relativos a inovação ao abrir oficialmente a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em sua fala, Elias ressaltou a necessidade dos governos estaduais de incentivar o setor produtivo a inovar. Ele lembrou a aprovação de pelo menos 15 leis de inovação. "Começamos com um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de leis para promover a inovação nos estados. Hoje temos 15, mas a ideia é ampliar esse número e chegar a pelo menos 20 até o final do ano", disse.



Neste sentido, ele citou ainda a evolução na taxa de inovação medida pela Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec). "Em 2000, o percentual de inovação brasileiro era de 30%. Em 2008, esse número subiu para 38%. Temos a certeza de que a próxima pesquisa apresentará um número ainda maior", considerou.



Por fim, o ministro em exercício reforçou a necessidade de desenvolver tecnologias que possibilitem o desenvolvimento sustentável das cidades e promovam o desenvolvimento social. "Temos no ministério, mais especificamente na Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social [Secis">, a missão de popularizar e fomentar o ensino da ciência. E, sobretudo, criar ferramentas tecnológicas possíveis de serem apropriadas pela sociedade", enfatizou.



Até domingo (23), data de encerramento da feira, a estimativa é reunir um público total de 170 mil pessoas, com mais de 15 mil atividades, em mais de 540 cidades. O horário de visitação da feira da SNCT em Brasília é das 8h30 às 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público.



Premiações - Também na cerimônia de abertura, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou dois prêmios: Destaque do Ano na Iniciação Científica, que reconhece trabalhos realizados por bolsistas do CNPq e o empenho de instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); e Fotografia, Ciência e Arte, criado neste ano, cujas imagens comporão o Anuário Brasileiro da Fotografia Científica.



Na ocasião, o Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o carimbo comemorativo e o selo alusivo à 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O selo é composto de duas partes: a primeira com imagens da bandeira brasileira e o ipê amarelo, e a segunda, a imagem do cubo, símbolo do evento.

(Agência do MCTI)





< voltar