Energias renováveis podem adicionar 50 GW na América Latina até 2020

Data: 18/10/2011
Estudo da International Copper Association aponta Brasil como mercado mais promissorde energia renovável pode atingir valores entre 30 e 50 GW em 2020 em países da América Latina de acordo com as expectativas oficiais dos próprios países investigados. No entanto, apesar de existirem várias iniciativas legais e regulatórias nesses países, ainda é necessária a implantação de incentivos financeiros para que esses valores virem realidade.


“Iniciamos a distribuição do estudo para produtores e processadores de cobre em todo o mundo para que as tendências do mercado sejam conhecidas. Também pretendemos elaborar uma política para desenvolvimento de ações junto ao governo, fabricantes e empresas de engenharia com o objetivo de aproveitar essa oportunidade. O estudo também relata as práticas atualmente em vigor nos países latino-americanos e pode servir de guia para a troca de experiências”, diz Glycon Garcia Jr, líder do Programa de Energia Elétrica Sustentável para a América Latina da ICA.


Segundo o estudo, que considerou os planos oficiais, a energia eólica é a tecnologia mais promissora, exceto para o Brasil, onde a biomassa continuará a dominar o mercado, muito embora o crescimento da energia eólica seja o mais vertiginoso juntamente com a Argentina se comparado com o dos outros países. O estudo contempla ainda as fontes solar, de pequenos aproveitamentos hidráulicos (PCHs), geotérmica e dos oceanos. Os países analisados foram os da América Central, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.


O preço do petróleo, o declínio dos custos da tecnologia, preocupações ambientais (mudanças climáticas e poluição local) e de segurança no suprimento são alguns dos principais motivos para o crescimento de projetos de energia renovável na América Latina.
Em 2009, ano-base do estudo, as fontes alternativas de energia renovável, excluindo-se as grandes centrais hidrelétricas, respondiam por 2,5% (Chile e México) a 5% (Brasil e Peru) da capacidade instalada. Entre os países estudados, o Brasil respondia por mais de 70% da capacidade instalada das fontes renováveis utilizadas para geração de eletricidade, seguido do México (9%) e da Argentina (7%). Cerca de 50% da capacidade total de energia renovável instalada na América Latina era fornecida a partir de biomassa, principalmente por seu predomínio no Brasil e na Argentina. As pequenas hidroelétricas (PCH) somavam 37% e a energia eólica outros 13%. Sistemas fotovoltaicos ainda constituíam uma quantidade insignificante, mas com perspectivas interessantes para os próximos 5-10 anos, principalmente no Brasil.


A produção de eletricidade a partir de biomassa é particularmente representativa no Brasil (5,4 GW), na Argentina (0,72 GW) e na Colômbia (0,18 GW). Atualmente, a maior parte da capacidade instalada de sistemas de energia eólica está localizada no Brasil (1,4 GW), seguida pelo México (0,85 GW) e pela Argentina (0,30 GW). Durante 2008-2009 os países com maiores taxas de crescimento foram o Brasil (78%), México (138%) e Chile (740%).

O estudo demonstrou que os seguintes pares representam, em ordem de importância, os mercados mais promissores para a indústria do cobre para o horizonte de 2020:


1. Considerando as projeções oficiais mais conservadoras para o mercado:
Brasil-energia eólica
Brasil-biomassa
Brasil-pequenas centrais hidroelétricas
Argentina-energia eólica
México-energia eólica
Chile-energia eólica
2. Considerando as projeções mais ambiciosas para o mercado:
Brasil-energia eólica
Argentina-energia eólica
Brasil-biomassa
Brasil-pequenas centrais hidroelétricas
Chile-energia eólica
Mexico-energia eólica e Argentina-fotovoltaica

O estudo “Energias renováveis para geração de eletricidade na América Latina: mercado, tecnologias e perspectivas” foi realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pela International Energy Initiative (IEI-América Latina) e Energía, Tecnología y Educación (ENTE – México).

Nota aos editores:
Para ter acesso ao estudo completo acesse:
http://www.procobre.org/archivos/pdf/energia_sustentable/generacion_de_electricidad_pr.pdf


Sobre o Procobre- O PROCOBRE –Instituto Brasileiro do Cobre é uma instituição sem fins de lucro cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundindo sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e o progresso da sociedade. O PROCOBRE faz parte da ICA - Internacional Copper Association, com sede em Nova Iorque encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.



Fonte: http://www.maxpressnet.com.br





< voltar