O futuro da Terra

Data: 17/10/2011

Programa pode ser visto ao longo da semana, pela TV e pela internet.


Exibição especial como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011, de 17 a 23 de outubro, que tem como tema "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos", essa reprise de programa gravado originalmente em 2005 ajuda a mostrar como a ciência antevê as mudanças climáticas e os desastres ambientais. A sinopse de então já chamava atenção: o aquecimento global já é uma realidade sentida pelos habitantes do planeta. E suas conseqüências mais ainda.



Os noticiários mostram a cada dia novos casos de inundações, secas ou correntes marinhas capazes de alterar o clima de certas regiões. Os países firmam acordos, nem sempre unânimes, como o Protocolo de Kioto, para tentar conter as alterações climáticas. Neste debate os convidados abordam os problemas que nos levam ao quadro atual, o que está sendo feito para que o futuro seja melhor e quais as propostas capazes de garantir o futuro de nosso planeta.



Participantes - Jorge Xavier da Silva, PHD em geografia e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Izimar de Azevedo Santos, professor de meteorologia da UFRJ. Luiz Gylvan Meira Filho, professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Rui Cerqueira Silva, professor titular do Departamento de Ecologia da UFRJ.



Confira os canais que transmitem o Tome Ciência:



- RTV Unicamp, (canal 10 da Net Campinas), às 15 horas dos sábados, 21 horas dos domingos, às 15 horas das terças e às 24 horas das quintas-feiras, além da internet (www.rtv.unicamp.br).



- TV Alerj, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 19 horas dos domingos, com reprises às 20,30 horas das quintas, por satélite (Brasilsat - B4 at 84° W / taxa de símbolos = 3,0 MSps / frequência Banda-C = 3816,0 MHz / FEC = ¾ / frequência banda-L = 1334,0 MHz / polarização = horizontal), pela internet (www.tvalerj.tv) e pelos sistemas a cabo das seguintes cidades do estado: Angra dos Reis (14), Barra Mansa (96), Cabo Frio (96), Campos dos Goytacazes (15), Itaperuna (61), Macaé (15), Niterói (12), Nova Friburgo (97), Petrópolis (95), Resende (96), Rio de Janeiro (12), São Gonçalo (12), Teresópolis (39), Três Rios (96) e Volta Redonda (13)



- TV Ales, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (canal 12 da Net), às 12,30 horas das quintas-feiras, com reprises durante a programação.



- TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (em Campo Grande pelo canal 9, em Dourados pelo canal 11, em Naviraí pelo canal 44 e internet - www.al.ms.gov.br/tvassembleia), às 20 horas dos sábados, com reprises durante a programação.



- Na TV Assembleia do Piauí, diariamente, às 13 horas, pelo canal aberto (16) em UHF, em Teresina e nas reprodutoras de 22 municípios do Piauí e um do Maranhão, além do satélite (Free-to-Air FTA em modo aberto - Satélite NSS 10 (Starone C2) ou AMC-12 Banda C - Posição orbital dos 37,5º Oeste [W"> - Frequência: 3831 - Polarização: Horizontal SR 2893 e FEC ¾).



- TV Câmara Angra dos Reis, da Câmara Municipal de Angra dos Reis (canal 14 da Net e internet), às 19 horas das quartas-feiras, com reprises durante a programação.



- TV Câmara, da Câmara Municipal de Bagé (canal 16 da Net) durante a programação e no horário fixo das 20 horas das quintas-feiras.



- TV Câmara Caxias do Sul, da Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS (canal 16 da Net) e pela internet (www.camaracaxias.rs.gov.br), às 12 horas dos sábados, com reprises às 12 horas dos domingos, 16 horas das segundas, 16 horas das terças, 16 horas das quartas, 16 horas das quintas e 20h15 das sextas-feiras.



- TV Câmara de Pouso Alegre, da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG), transmitida pelo canal 21 da Master Cabo e em sinal aberto de TV Digital, a partir de 8 de agosto, com exibição fixa às 18,30 horas e reprises durante a programação.



- TV Câmara de São Paulo, da Câmara Municipal de São Paulo (canal 13 da NET, 66 e 07 da TVA), às 13 horas dos domingos e 14,30 horas das segundas, com reprises durante a programação.



- TV Feevale, da Universidade Feevale de Novo Hamburgo/RS (canal 15 da Net), às 9 horas das terças e quintas-feiras, com reprises durante a programação.



- TV Ufam, da Universidade Federal do Amazonas (canal 7 e 27 da Net), com estréia semanal às 16 horas dos sábados e reprises durante a programação.



- UNOWEBTV, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC) (canal 15 da Net) e pela internet (www.unochapeco.edu.br/unowebtv), às 21 horas dos sábados e reprises às 21 horas das terças e quintas-feiras.



Além disso, o programa pode ser visto a qualquer hora no site: http://www.tomeciencia.com.br.



O programa, apresentado pelo jornalista André Motta Lima, tem o apoio de pauta das sociedades vinculadas à SBPC, além de um Conselho Editorial de cientistas.

(Informações do Tome Ciência)





< voltar