Prefeitos e secretários do Maranhão discutem popularização da Ciência

Data: 04/10/2011
O Encontro Regional Norte / Nordeste de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizado no fim de setembro e contou com a presença do vice - reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antonio José da Silva Oliveira, a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Meireles, a secretária do Ministério da Ciência e Tecnologia, Edna Antonely, o representante do SEBRAE, Marcos Luis Chagas, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, assim como outras autoridades que compuseram a mesa de abertura.



Durante o evento, os participantes puderam trocar experiências e discutir sobre a área. De acordo com a secretária do Ministério da Ciência e Tecnologia, Edna Antonely, o papel do Fórum Nacional é desmistificar o papel da ciência e tecnologia e mostrar que essas áreas estão no cotidiano das pessoas. "A ciência e tecnologia está na saúde, na educação, está na tecnologia da informação e pode trazer grandes mudanças para o município", afirmou.



O vice - reitor da UFMA, Antonio José da Silva Oliveira, acredita que a ciência e a tecnologia são formas de inclusão social e defende que todas as prefeituras criem uma secretaria para a área. "O objetivo desse encontro é sensibilizar a comunidade e principalmente os gestores da região tocantina sobre a necessidade de se criar instrumentos necessários para que a Ciência e a Tecnologia seja um bem popular", comentou.



Além de prefeitos e secretários, alunos e servidores da UFMA também participaram do encontro. A assistente administrativo da UFMA e participante do encontro, Emily Puigseck, disse que mesmo o evento sendo voltado para os gestores ela teve um interesse direto em saber como funciona a captação de recursos e a elaboração de projetos na área de ciência e tecnologia. "Eventualmente um estudante, independente do curso precisa elaborar projetos para captar recursos junto às agências de fomento. E o foco não é só recursos, e sim o volume de conhecimentos que a Universidade pode produzir."



O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, acredita que o gestor que deseja uma administração eficiente deve capacitar as pessoas, tem de inovar. Para ele o evento é importante, pois a tecnologia está em todos os setores. "Imperatriz tem pessoas preparadas para captar os recursos através de projetos, mas vários municípios da região sequer têm meios para acessar esses recursos, nós temos essa preocupação".

(Ascom da UFMA)






< voltar