Plano Nacional do Saneamento Básico é lançado em Brasília

Data: 08/12/2008

Plano Nacional do Saneamento Básico é lançado em Brasília


O Plano Nacional de Saneamento básico e o seu marco inicial, o Pacto pelo Saneamento Básico, foram lançados nesta quinta-feira (04), em Brasília, durante a abertura oficial do seminário "O Brasil no Ano Internacional do Saneamento".

O secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, ressaltou a importância do Pacto na área de saneamento para a população e citou a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008). Segundo Tiscoski, a “pesquisa irá mostrar a evolução do saneamento no Brasil”. A PNSB 2008 é uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e deve ser a mais abrangente já realizada no setor.

Leodegar Tiscoski, que é do Estado de Santa Catarina, também comentou a situação enfrentada pelas cidades catarinenses com as chuvas: “O desafio à natureza é que provoca esse impacto. Tem que haver um re-planejamento das cidades e evitar a construção em áreas de risco”.

Além do lançamento do Pacto pelo Saneamento Básico, outras publicações foram apresentadas ao público na abertura oficial, entre estas o estudo “Sistema Condominial – uma resposta ao desafio da universalização do saneamento” de José Carlos Melo. O Conselho das Cidades e instituições federais que atuam no setor do saneamento são os promotores da atividade, que encerra a programação do Ano Internacional do Saneamento no país.

Participaram da abertura do seminário representantes dos movimentos sociais, do Conselho de Assessoramento ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abicon), do Conselho das Cidades, da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Fundação Nacional de Saúde, do Conselho Gestor do FGTS, do Ministério do Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.




< voltar