Nova edição da revista Ciência & Ambiente aborda o tema Rios da América

Data: 15/09/2011
Dentre os ditos recursos naturais, os cursos de água têm sido alvo de grandes transformações, tanto no meio rural como no meio urbano. Transformações, em geral, indesejáveis. Esse importante tema ecológico e suas repercussões contemporâneas constituem o objeto de análise da 41ª edição da revista Ciência & Ambiente, publicação da Universidade Federal de Santa Maria (RS).



"Es necesario repensar la función y destino de los ríos en un universo con asimetrías poblacionales, desigualdad en la distribución de los recursos, aumento de la contaminación, fragmentación de los cursos de agua por obras de aprovechamiento hídrico y cambios en la disponibilidad de agua como consecuencia de cambios climáticos naturales e inducidos por el hombre", escreve um dos autores, o argentino Juan Jose Neiff, ao apresentar o cenário dominante na América do Sul.



O volume dedicado aos Rios da América conta com a participação do professor e pesquisador Albano Schwarzbold, como editor convidado, e de vinte autores de diversas instituições de ensino e pesquisa da região sul da América, que analisam os rios sob os prismas filosófico, ecológico e social, e apresentam alternativas científicas e técnicas para redução de impactos e recuperação dessas verdadeiras artérias planetárias.



O espírito de integração sul-americana, um dos objetivos de Ciência & Ambiente desde a sua criação, aparece com clareza em contribuições não só de estudiosos de países vizinhos, mas também do Brasil, mesmo porque as divisões hidrográficas não seguem as divisões políticas.



Confira a publicação e outras informações no site: www.ufsm.br/cienciaeambiente.

(Revista Ciência & Ambiente)





< voltar