Fapemig lança edital para apoiar assessorias internacionais nas universidades

Data: 14/09/2011



As assessorias internacionais das universidades têm o objetivo de estimular e facilitar o processo de internacionalização, provendo suporte administrativo às atividades de intercâmbio e cooperação internacional. "Este tipo de assessoria é fundamental para estabelecer e fortalecer relacionamentos entre as instituições de diferentes países para que haja produção de conhecimento em conjunto, através da troca de experiências entre os pesquisadores", esclarece a assessora científica internacional da Fapemig, Flávia Cerqueira.



Atenta a esta demanda, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou o Edital de Apoio à Criação ou Consolidação de Assessoria Internacional, que vai destinar R$ 1 milhão para financiar a implantação ou a consolidação das assessorias internacionais nas instituições públicas de ensino superior do estado. "A iniciativa vai fortalecer a interação das instituições com organismos internacionais para implementar acordos de cooperação científica, tecnológica e de inovação, visando a mellhoria do ensino, da pesquisa, da pós-graduação e da extensão", prevê o presidente da Fundação, Mario Neto Borges.



Propostas - Cada instituição deve submeter apenas uma proposta e o valor de cada uma não deve ultrapassar R$ 80 mil. O coordenador deve ser responsável pela área internacional da instituição requerente. A instituição deve se comprometer a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo, bem como tempo para a equipe se dedicar ao trabalho proposto. As propostas serão recebidas eletronicamente até 7 de novembro.



Veja o edital: http://www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital%2014-2011%20-%20Assessoria%20Internacional.pdf.

(Ascom da Fapemig)





< voltar