Reuniões enfatizam Fundo Verde e mudanças climáticas

Data: 13/09/2011
O financiamento da adaptação às mudanças climáticas e alternativas à “economia verde” serão temas debatidos pelas Nações Unidas nos próximos meses, em etapas preparatórias para a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“Nada menos do que uma mudança radical é necessária a fim de permitir uma transformação do mundo no sentido de um futuro de baixo carbono, resistente ao clima futuro”, destacou a secretária executiva da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres.

Desde o domingo, 11 de setembro, a UNFCCC realiza a reunião da Comissão de Transição sobre o Fundo Clima Verde, instrumento proposto em 2010 pelos países membros. O objetivo atual é avançar mais concretamente sobre o papel do setor privado no financiamento do fundo, que terá US$ 100 bilhões anuais até 2020 para ajudar os países em desenvolvimento a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O evento, que segue até terça-feira (13), foi precedido por um seminário com representantes de bancos, instituições financeiras e organizações industriais de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Já os aspectos sociais da Rio+20 serão discutidos na Conferência “Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável: Um Resgate da Dimensão Social”, organizado pelo Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD), entre os dias 10 e 11 de outubro. “A economia verde não trata simplesmente de economia e meio ambiente, requer fundamentalmente uma profunda reestruturação dos processos e relações econômicas e sociais”, ressaltou a entidade em comunicado de imprensa desta semana.

Os realizadores chamam atenção para perspectivas alternativas, tais como aquelas associadas com a justiça climática, o desenvolvimentismo e a economia solidária, que levantam dúvidas sobre o potencial da economia verde para colocar a desigualdade e as pessoas vulneráveis no centro do desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será realizada no Rio de Janeiro de 28 de maio a 6 de junho de 2012.

(ONU Brasil)




< voltar