Edital investe R$ 3,4 milhões para conservação da Caatinga

Data: 08/09/2011


O CNPq receberá até o dia 17 de outubro propostas relacionadas ao manejo, uso e conservação e a proteção do patrimônio cultural e dos recursos naturais em unidades de conservação federais da Caatinga.


O aporte soma R$ 3,4 milhões, provenientes da Compensação Ambiental do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, empreendimento sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.



Os projetos devem ter como escopo a promoção da conservação da biodiversidade da Caatinga, particularmente das espécies ameaçadas; apoio para a avaliação da efetividade e representatividade das unidades de conservação na proteção de espécies; geração de conhecimento aplicado às demandas para conservação, manejo e uso sustentável da biodiversidade; fortalecimento da capacidade regional de pesquisa em unidades de conservação e seu entorno na Caatinga; entre outros.



Podem concorrer doutores com experiência em pesquisa na área, que tenham os seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes, com vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. Os recursos da chamada 13/2011 serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsa, nas modalidades de iniciação científica, apoio técnico e extensão no país.



Os projetos deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 24 meses. Estão contempladas no edital 13/2011 as seguintes unidades de conservação: Estação Ecológica de Aiuaba (CE); Estação Ecológica do Seridó (RN); Estação Ecológica Raso da Catarina (BA); Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); Parque Nacional da Serra das Confusões (PI); Parque Nacional de Sete Cidades (PI); Parque Nacional de Ubajara (CE); Parque Nacional do Catimbau (PE); e Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA).



Informações sobre estas unidades podem ser obtidas no endereço www.icmbio.gov.br. O edital está disponível neste link: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/docs/013.pdf.

(Gestão C&T)






< voltar