Comitê da ONU vai auxiliar na transferência de tecnologia para combater mudanças climáticas

Data: 06/09/2011
O Comitê Executivo de Tecnologia, criado pela Conveção das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, reuniu-se pela primeira vez em Bonn, na Alemanha, e deliberou sobre como suprir necessidades tecnológicas, avaliar a política e questões relacionadas ao desenvolvimento e transferência de tecnologias.

Discutiu-se ainda o compartilhamento de informações sobre tecnologias inovadoras para facilitar o envolvimento de interessados na construção do ímpeto pelo Mecanismo de Tecnologia. “O objetivo do Mecanismo de Tecnologia só pode ser alcançado por meio de uma colaboração mais ampla e profunda de todos os países com a participação ativa dos interessados, incluindo a comunidade científica, universidades e, sobretudo, setor privado”, disse a Secretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), Christiana Figueres.

O argentino Gabriel Blanco foi eleito Presidente do Comitê. O alemão Antonio Pflueger, Vice-Presidente. O encontro também permitiu a criação de um sistema de governança que detalha os procedimentos de trabalho do Comitê.

O Mecanismo de Tecnologia foi estabelecido na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, realizada em dezembro do ano passado em Cancún, como parte de instituições criadas para proteger das mudanças climáticas as sociedades vulneráveis e usar fundos e tecnologia para ajudar países em desenvolvimento a planejar e construir seus próprios futuros sustentáveis.

(ONU Brasil)




< voltar