Material orgânico reduz erosão, mostra pesquisa na Amazônia

Data: 06/09/2011
Um estudo pode solucionar um problema comum em várias áreas da Amazônia. De acordo com a pesquisa, o uso de materiais orgânicos da floresta reduz em até 99,95% a erosão.

Os dados fazem parte da dissertação de mestrado “Avaliação de processos erosivos na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura”, feita pelo bolsista da Rede CTPetro Amazônia Omar Cubas Encinas, do Programa de Pós-Graduação de Agricultura do Trópico Úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

O estudo é de erosão hídrica sobre os impactos no solo das atividades petrolíferas em áreas de floresta primária na Amazônia e teve a orientação do pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Teixeira, membro da Rede CTPetro.

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), mais de 95% dos desmatamentos são provocados pela atividade agrícola e pecuária.

Os resultados da pesquisa de Omar Cubas Encinas indicaram que as perdas de solo e água foram maiores no solo descoberto. A perda de solo na clareira com o solo protegido pela liteira (resíduos orgânicos, folhas, galhos) foi igual à perda do solo na floresta primária, mostrando a eficiência da liteira na redução do processo erosivo: com ela é possível reduzir as perdas de solo em até 99,95 %.

(Instituto CarbonoBrasil)




< voltar