Chuva paralisa captação de água em Guaratuba

Data: 05/12/2008

Chuva paralisa captação de água em Guaratuba


As intensas chuvas que vêm atingindo o litoral do Paraná isolaram uma das captações de água da Sanepar, em Guaratuba. A captação do Rio do Melo está com suas atividades comprometidas desde o final de semana, em função de desabamentos de terra tanto no próprio local quanto na estrada de acesso, que fica nas proximidades do município de Garuva (SC). Segundo o diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, a população de 35 mil habitantes de Guaratuba não está sendo prejudicada porque o abastecimento está sendo complementado através da Estação de Tratamento de Água Saí-Guaçu.

As chuvas provocaram a paralisação das atividades da captação, com a destruição de duas travessias de rede e de uma ponte de madeira, arrastadas pelas águas. Na manhã desta segunda-feira a Sanepar definiu a contratação, em caráter de emergência, de uma empreiteira para executar as obras, uma vez que com o início da temporada de verão, a captação é essencial para o abastecimento dos veranistas.

O Rio do Melo, que fica no alto de um morro e tem água de excelente qualidade, responde por 25% do abastecimento da população de Guaratuba. Os demais 75% são fornecidos pela captação do Saí-Guaçu. Com a interrupção, esta segunda captação ampliou a produção e passou a suprir a demanda, em caráter temporário.

A recuperação do acesso, que é feito através de uma estrada não pavimentada, em trechos íngremes, vai depender diretamente da melhoria do tempo. As quedas de barreira se deram a mais de 250 metros de altura, afetando dois pontos da tubulação, que tem 16 quilômetros de extensão. A barragem e o filtro que estão instalados juntos à captação não foram afetados.



< voltar