CURSO DE RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MEIO URBANO - RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES URBANAS -

Data: 25/08/2011

CURSO DE RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MEIO URBANO - RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES URBANAS -


A Prefeitura Municipal de Osasco com o apoio do Instituto Agronômico e da FUNDAG e realizaram o Curso de Nascentes Urbanas para 34 profissionais nos dias 18 e 19 de agosto de 2011.

Fizeram-se representar profissionais das Prefeituras vizinhas como Prefeitura de São Paulo, Carapicuíba, Poá, Jandira, Itapevi, Barueri, Fartura e Embu das Artes, além da sociedade civil representadas pelas ONGs CEPROA, Arcandis Logos, CPMAO, Terra Viva, Amigos da Vila Verde e AHPCE.

As aulas divididas em teórica e pratica aconteceram de maneira a integrar a realidade de cada município, com discussão de conceitos e o fortalecimento técnico da compreensão de ações a serem implementadas no meio urbano para realizar-se a produção de água e preservação e recuperação dos corpos hídricos.

Com uma abordagem ampla, visão holística e discussões bem desenvolvidas, novas idéias puderam ser debatidas resultando num curso de elevado nível técnico, justamente por conta da experiência do grupo participante.

Nas visitas às nascentes revitalizadas, realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco o grupo pode observar e analisar a opção de intervenção que está sendo dada pela prefeitura, com seus acertos e aperfeiçoamentos que estão sendo desenvolvidos. Vale ressaltar que o projeto de revitalização de nascentes urbanas da Prefeitura Municipal de Osasco, foi premiado na 3ª edição do Prêmio ODM Brasil (Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil).


As ações são para minimizar os danos aos corpos d’água e ao mesmo tempo proporcionar conforto emocional e ambiental ao cidadão e à comunidade que cerca as nascentes.

Discutiu-se a importância do envolvimento de toda a sociedade, principalmente a comunidade de entorno das áreas de nascentes para a sustentabilidade do projeto e, nisso, o conceito de educação patrimonial; “É imprescindível que a sociedade participe e valorize esses espaços para melhorar sua qualidade de vida ou mesmo obter conforto ambiental num meio densamente urbanizado como é Osasco e outras cidades da região” disse o Dr. Rinaldo Calheiros, pesquisador do Instituto Agronômico e palestrante do curso.

Em seguida foram apresentados e discutidos conceitos, estratégias e técnicas e estruturas de produção de água no meio urbano, particularizando-se nos três planos na paisagem, área de morro, meia encosta e área de APP dos corpos d’água (mata ciliar).

Por fim, conceitos de preservação de nascentes e estruturas adaptadas para o meio urbano completaram a parte teórica. O curso teve seu fechamento com a realização das visitas às nascentes recuperadas de Osasco.

Referências:
Palestrante do Curso
Dr. Rinaldo de Oliveira Calheiros
E-mail: rocalhei@iac.sp.gov.br

Secretário Meio Ambiente de Osasco, SP.
Carlos Marx
E-mail: sema@osasco.sp.gov.br


(Centro de Ecofisiologia e Biofísica - IAC)



< voltar