Embrapii deve começar a atender empresas até o final de 2012

Data: 18/08/2011
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) deve iniciar suas atividades, atendendo empresas, ainda no final de 2012. A previsão foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota, ontem (16), no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, que sediou a segunda reunião do grupo de trabalho que formaliza o piloto para instalação da empresa.



Juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-Cimatec), o INT participa da formulação desse novo atendimento às empresas, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e da Inovação (Setec/MCTI) e conta com a participação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



O secretário Ronaldo Mota se mostrou satisfeito com o andamento do processo-piloto da nova empresa, que reúne os setores cobertos pelos Institutos tecnológicos conectores, constatando a "grande capilaridade e a característica comum entre essas instituições que é a sua proximidade com as demandas empresariais". Mota também destacou que cada um desses três institutos são bem representativos, cada qual por sua característica:



"O IPT é uma empresa de sociedade anônima, ancorada no estado de São Paulo, mas com atuação nacional; o Senai-BA, que faz parte do conglomerado CNI, tem também atuação além dos limites regionais, que compartilha a formação de recursos humanos e a prestação de serviços tecnológicos altamente qualificados e voltados de forma positiva à inovação; e, por fim, o INT, que é uma unidade de pesquisa que tem todas as características físicas de um Instituto vinculado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação", define o secretário. "As discussões levarão ao produto final desejado que é estimular a Inovação nas empresas brasileiras", conclui.



A reunião, no INT, durou toda a manhã e parte da tarde, terminando com uma visita dos participantes do grupo de trabalho às instalações de alguns dos principais laboratórios do Instituto.

(Divisão de Comunicação do INT)





< voltar