Fórum Social de São Paulo busca ampliar articulação da sociedade civil

Data: 27/07/2011
O Fórum Social de São Paulo (FSSP), concebido como uma versão local do Fórum Social Mundial, deverá ser realizado até o final de 2011 na capital paulista (a data e o local seguem indefinidos). Até lá, uma série de encontros preparativos serão promovidos pelo coletivo de organização do evento, com o objetivo de ampliar a articulação da sociedade civil, segundo informou a Rede Nossa São Paulo.

O próximo encontro referente ao fórum será realizado na quarta-feira, 27 de julho, às 19 horas, no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O espaço fica na Rua Minas Gerais, 228 – perto da Estação Consolação do Metrô.

A meta é de que o FSSP venha a debater os principais desafios da maior cidade do Brasil, entre os quais a desigualdade social e os problemas ambientais e de mobilidade urbana.

De acordo com coletivo de organização, a pergunta que deve permear os debates a serem realizados no primeiro FSSP, nas mais diversas áreas, é: O que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs de São Paulo prevaleçam sobre os interesses do dinheiro e do lucro?

Inspirador do FSSP, o Fórum Social Mundial tee a sua primeira edição em 2001, em Porto Alegre, onde nasceu com a finalidade de ser um espaço internacional democrático para a troca de ideias e reflexões sobre os modelos sociais vigentes e a conduta do desenvolvimento humano, indo de encontro à globalização neoliberal, simbolizada pelo Fórum Econômico de Davos (Suíça). Em 2010, o EcoD fez a cobertura da 10ª edição do evento, direto da capital gaúcha.

(EcoD)




< voltar