Chefe do UN-Habitat em NY diz que saneamento é desafio para o Rio

Data: 25/07/2011

Chefe do UN-Habitat em NY diz que saneamento é desafio para o Rio


A diretora do Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, em Nova York, Cecilia Martinez, disse à Rádio ONU que o Rio de Janeiro continua enfrentado desafios na área de saneamento básico. De acordo com dados do Ibge, em alguns municípios do estado até 98% dos moradores não têm acesso a esgoto tratado.

Nesta entrevista, a ex-chefe do UN-Habitat na capital fluminense afirmou que as obras de saneamento na cidade e no estado do Rio têm que ser acompanhadas de melhorias em outras áreas.

Longo Prazo

“Parte da idéia é procurar melhorar não só a infraestrutura em geral de transporte e de vias de comunicação. Esta mesma via também deve levar justamente a infraestrutura de saneamento. Não é um trabalho só de longo prazo. Se você visita qualquer cidade, mesmo a cidade de Nova York, se observa o tempo todo que há sempre obras, sempre continuando, porque não é só fazer o trabalho pela primeira vez. Depois é preciso manutenção mesmo.”

Cecilia Martinez contou à Rádio ONU que antes de deixar o escritório da agência, onde trabalhou quatro anos, no Rio de Janeiro, ela se reuniu com autoridades locais para discutir os planos urbanísticos para as Olimpíadas de 2014 na cidade.


(Rádio ONU)




< voltar