Unesp firma parceria com Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, da França

Data: 15/07/2011
A partir de 2012, a Unesp dará início, com as instituições do Grupo INSA (Instituto Nacional de Ciências Aplicadas), da França, a um programa inédito de duplos diplomas integrados. Pelo acordo, ao final do primeiro semestre do primeiro ano, os alunos dos cursos de engenharia da Universidade serão selecionados para participar do programa em função do seu desempenho acadêmico.



Após o primeiro semestre cursado na Unesp, os estudantes partirão para a França para realizar parte de seus estudos por um período de três semestres. Depois, retornarão ao Brasil e continuarão seus estudos na Universidade durante quatro semestres. Ao final deles, retornarão a França para mais três semestres. Para finalizar seu curso de engenharia, os alunos deverão realizar um último semestre na Unesp.



"Os alunos selecionados para o programa receberão bolsa de estudo e passagens para as estadias na França. Poderão concorrer alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Controle e Automação, de Materiais, de Produção, Elétrica e Mecânica", informa José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas da Unesp.



Pensando na valorização do currículo do aluno desde o início de suas atividades acadêmicas, a Universidade criou o programa de intercâmbio internacional para os cursos de graduação, com reconhecimento de créditos. "Na Unesp os alunos de graduação podem desenvolver componentes curriculares em instituições conveniadas do exterior, no período de um semestre ou um ano, e, com aprovação prévia do Conselho de Curso de sua unidade, ter os créditos previamente reconhecidos e posteriormente incorporados a seu Histórico Escolar", explica Sheila Zambello de Pinho, pró-reitora de Graduação.



O conhecimento da língua do país escolhido é fundamental para a realização do intercâmbio, e o aluno deve estar com um nível avançado na hora de solicitar o intercâmbio. A Unesp tem acordos com 26 países. Os principais destinos dos estudantes são: Portugal, Espanha, França, Argentina, Alemanha, Uruguai, Canadá, Chile, Áustria, China, Estados Unidos, Itália, Japão e México.



Além do intercâmbio, os alunos de alguns cursos da Unesp também podem participar de um programa de Dupla Diplomação, que lhes oferece a oportunidade de obter, além do diploma da universidade brasileira, um diploma do mesmo curso na instituição parceira do exterior.



Através dos acordos de cooperação estabelecidos com diversas universidades do mundo, a Unesp oferece aos alunos que participam de seus programas de intercâmbio a isenção de taxa de matrícula e de mensalidades para o período de estudos na universidade de destino.



A Unesp trabalha a cada ano para aumentar o financiamento a seus programas de Mobilidade Discente. Também estabelece acordos com instituições do exterior, para garantir oportunidades de mobilidade aos alunos que possam financiar seu intercâmbio. Neste caso, os alunos devem arcar com os custos de hospedagem, alimentação, seguro de saúde, passagem aérea e/ou terrestre, despesas com visto e gastos pessoais.



Para ser um aluno de intercâmbio na Unesp, deve-se estar regularmente matriculado na graduação em qualquer curso e ter completado no mínimo 60% de créditos de seu curso. É necessário também apresentar comprovante de proficiência na língua do país de destino.

(Ascom da Unesp)





< voltar