Abertas as inscrições para Doutorado em Energia e Ambiente da UFBA

Data: 01/07/2011


A Coordenação do Curso de Doutorado em Energia e Ambiente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebe, até 21 de julho de 2011, inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2011.


A Coordenação do curso está instalada à Rua Aristides Novis, n° 2, Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, 30 andar, Federação, CEP: 40.210.630 - Salvador/BA, onde as inscrições poderão ser realizadas. Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via sedex, desde que sejam postadas até o dia 19 de julho de 2011 e a ficha de inscrição deverá ser enviada via email (pdf) ou fax.



O Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente objetiva a formação de recursos humanos qualificados, em nível de Doutorado, através da atuação em pesquisa interdisciplinar a respeito de temas que envolvam Energia e Ambiente. Objetiva-se que o estudante adquira uma formação, com profundidade e abrangência, que o permita ultrapassar a fronteira das disciplinas e subáreas envolvidas no Programa, de modo que o habilite a atuar de forma interdisciplinar no trato de problemas da área.



Ainda que habilidades profissionais não constituam a essência da pós-graduação, estas serão consideradas relevantes para todos os estudantes do Programa, especialmente aquelas relacionadas ao planejamento e à condução do trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor industrial e público.



De acordo com o Regimento Interno do Curso, o estudante deverá ter dois orientadores (um orientador e um co-orientador) em subáreas complementares.



As atividades de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente do curso compreendem combustíveis fósseis (petróleo e gás natural) e os provenientes de biomassa; geração e uso eco-eficiente de energia; impactos ambientais na atmosfera litosfera, hidrosfera e na vida; tecnologias limpas; nanotecnologia e novos materiais e regulação e gestão



A seleção será realizada por uma banca examinadora, designada pelo Colegiado do Programa, nos dias 25 e 26 de julho de 2011. O candidato deverá apresentar um plano de pesquisa (máximo de 08 páginas), que deverá ser acompanhado de carta dos Orientadores, especificando em que linha de pesquisa o novo estudante se insere, qual a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do trabalho, se solicitou bolsa a alguma Agência de fomento e/ou empresa, bem como se haverá necessidade de concessão de bolsa, nas cotas do Programa, para o novo estudante.



Mais informações no site: www.ufba.br.

(UFBA)





< voltar