Organizações internacionais criam Centro de Água para América Latina e Caribe

Data: 27/11/2008

Organizações internacionais criam Centro de Água para América Latina e Caribe


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação FEMSA e o Centro Tecnológico de Monterrey firmaram acordo para criar um Centro de Água para América Latina e Caribe, com um investimento inicial de US$11 milhões. A Fundação FEMSA, constituída pela empresa de bebidas FEMSA, começa suas operações com este primeiro projeto. O trabalho da fundação consistirá em impulsionar projetos sob esquemas de cooperação com instituições comprometidas com o bem-estar das comunidades em âmbito global.

O Centro de Água será operado pelo Centro Tecnológico de Monterrey e impulsionará programas e projetos que dêem apoio a iniciativas relacionadas com o uso, manejo e conservação dos recursos hídricos na América Latina e Caribe.

O BID considera o manejo e distribuição de água como um ativo fundamental para o crescimento dos países e o bem-estar das populações. “Cerca de 85 milhões de pessoas ainda não contam com acesso a água potável na América Latina e Caribe, e mais de 115 milhões não têm acesso a serviços de esgoto”, disse o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno. “O Centro é uma convocação a pensar grande, a buscar soluções ambiciosas e definitivas a estes problemas”.

O Centro oferecerá capacitação, pesquisa e manejo de informação para o uso sustentável e conservação da água. Facilitará a realização de alianças estratégicas e oferecerá uma reconhecida capacidade técnica com enfoques inovadores aos problemas do setor, a partir de um amplo conhecimento da problemática dos países da região, explicou Moreno.
Os destinatários dos programas do Centro serão profissionais de entidades governamentais de nível nacional e subnacional, e empresas envolvidas na gestão e uso dos recursos hídricos na região.




< voltar