Preservação das águas dos rios é tema de campanha

Data: 27/11/2008

Preservação das águas dos rios é tema de campanha


Pesquisas recentes mostram que os desequilíbrios ambientais causados pelos desmatamentos, uso incorreto do solo e a poluição dos rios entre outras ações do homem sobre o meio ambiente estão comprometendo grande parte dos recursos hídricos do planeta. Alguns desses estudos apontam que a derrubada de árvores da floresta Amazônica para cultivos agrícolas e pastagens está afetando a maior bacia hidrográfica de água doce do planeta.

Hoje em dia, a água é considerada um bem precioso, que é necessário ser preservado. Partindo dessa premissa, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), em parceria com a Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA), o Projeto "Pioneiras" e o Parque Estadual Sumaúma promoveu no último domingo (23 uma campanha de conscientização para a preservação das águas dos rios e igarapés da Amazônia.

Segundo os organizadores, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população para a questão da preservação e proteção desse patrimônio natural que é a água. "Queremos alertar sobre os problemas causados pelo acúmulo de lixo despejado nos rios" explicou um dos organizadores do evento.

Em sua segunda edição, a Campanha Dia do Rio 2008 foi realizada no Parque Estadual Sumaúma, localizado no Bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. O evento tem propostas educativas e culturais ligadas a importância da preservação dos rios e recuperação das áreas degradadas.

Entre as atividades que foram realizadas estão: plantio de mudas; coleta e seleção de lixo; atividades culturais como: capoeira; teatro; oficinas de contos amazônicos; pintura; briquedoteca; biblioteca móvel; música; dança; exposições e oficinas de reciclagem.



< voltar