Conama analisa resolução sobre destino final de pneus

Data: 27/11/2008

Conama analisa resolução sobre destino final de pneus


O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) começou a analisar ontem (26) proposta de revisão da Resolução 258/99 que trata da destinação final ambientalmente adequada de pneus. O texto prevê alterações nas metas de destinação para fabricantes e importadores, na base de cálculo usado hoje para estabelecer o número de pneus a serem recolhidos, e transfere para o mercado de reposição a meta de recolhimento, o que antes era contabilizado na fabricação.

"A gente espera que ao colocar a meta no ponto de troca, no mercado de reposição, nós consigamos atrair um pouco mais o consumidor para colaborar nessa destinação", disse a gerente de Resíduos Perigosos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso.

A resolução 258/99 foi a primeira norma brasileira a tratar de responsabilidade pós-consumo. Sua revisão foi solicitada pelos fabricantes nacionais que pediam ajustes nas metas de recolhimento. A partir de 2005, a cada quatro pneus vendidos cinco devem ser destinados pelos fabricantes e, no caso dos importadores, para cada pneu importado um deve ser recolhido.

Para Zilda Veloso, a revisão da resolução traz avanços e deve ser aprovada pelo plenário do Conama. "Todos nós aprendemos com essa resolução. Foi a primeira pós-consumo a ser colocada no mercado. Quando ela entrou em vigor eu tinha três ou quatro empresas para destinação, hoje são mais de 70", afirma Zilda.




< voltar