A energia nuclear no centenário da descoberta do núcleo do átomo

Data: 28/06/2011

Tema da palestra de Aquilino Senra, da Coppe, em evento promovido pelo CBPF nesta terça-feira (28).


No ano em que se comemora o centenário da descoberta do núcleo atômico, os acidentes ocorridos nas usinas nucleares de Fukushima reacendem o debate sobre o uso da energia nuclear para fins de geração de eletricidade.



A energia nuclear está quase sempre associada à explosão de uma bomba nuclear ou a acidentes em usinas. A primeira associação certamente é devida à maneira pela qual a humanidade tomou conhecimento da energia nuclear, por meio do lançamento das bombas de Hiroshima e Nagasaki. A segunda associação resulta da percepção adversa da segurança dos reatores nucleares.



Essa percepção negativa se sobrepõe mesmo aos incontáveis benefícios trazidos pela energia nuclear ao cotidiano da vida moderna: aplicações na medicina, na indústria, na agricultura, na conservação de alimentos, na arqueologia e no meio-ambiente.



No Colóquio desta terça-feira (28), A energia nuclear no centenário da descoberta do núcleo do átomo, Aquilino Senra, do Programa de Energia Nuclear da Coppe/UFRJ, fará um breve histórico da energia nuclear e das aplicações nucleares nos diversos setores da sociedade, em especial sobre os prós e contras do uso da energia nuclear para fins de geração de eletricidade, tomando como panorama os grandes acidentes ocorridos em usinas nucleares, com destaque para o recente acidente de Fukushima, no Japão.



Senra apresentará também os novos projetos de reatores nucleares que resultaram das lições aprendidas após os acidentes de Three Mile Island e de Chernobyl, com destaque para os projetos inovadores de reatores nucleares subcríticos guiados por aceleradores de partículas, que além de serem intrinsicamente seguros têm a vantagem de reduzir o tempo de vida dos rejeitos radioativos.



O físico Aquilino Senra, que fez doutorado na Coppe especializando-se em física de reatores, é desde 1979 professor da instituição, onde também ocupa atualmente o cargo de vice-diretor.



Os colóquios do CBPF ocorre semanalmente, sempre às 16h, no auditório do 6. andar do CBPF, na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul. A programação do Ciclo 2011 dos Colóquios CBPF pode ser acompanhada em www.coloquioscbpf.blogspot.com.

(Ascom do CBPF)





< voltar