Brasil abrigará o primeiro centro de física teórica da América do Sul do ICTP

Data: 13/06/2011

As atividades começarão no próximo ano, com escolas e workshops voltados para estudantes de pós-graduação e pesquisadores.


Será instalada no Brasil a primeira unidade na América do Sul do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês). A instituição será abrigada no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A expectativa é atrair cientistas de todo o mundo.



O centro terá cinco pesquisadores permanentes que realizarão estudos independentes e atuarão na pós-graduação da universidade. As atividades começarão no próximo ano, com escolas e workshops voltados para estudantes de pós-graduação e pesquisadores. Estão previstas, também, visitas de longa e curta duração de pós-doutores e cientistas da América do Sul, a exemplo das ações promovidas pelo ICTP em sua sede em Trieste, na Itália.



"Esperamos atrair ótimos estudantes e pesquisadores do Brasil e de outros países da América do Sul de modo a alavancar as pesquisas no nosso instituto e na região", destaca o diretor do IFT, Rogério Rosenfeld. O ICTP é vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Esta é a primeira unidade do centro fora de seu país-sede. A contratação dos pesquisadores será coordenada por um conselho científico, formado por dez especialistas de projeção internacional, incluindo representantes regionais, que orientará os trabalhos do novo instituto. A expectativa da Unesco é que a partir da criação dessa unidade sejam criados outros centros de excelência em pesquisa básica na área de física no continente americano, fora dos Estados Unidos e do Canadá.



Informações podem ser obtidas no site www.ift.unesp.br.

(Ascom Unesp)






< voltar