Laboratório do CTI é acreditado pelo Inmetro

Data: 02/06/2011


Divisão de Qualificação e Análise de Produtos Eletrônicos (Dape) é acreditada para ensaios em placas de circuito impresso, atendendo aos requisitos da norma técnica IPC 6012.


Em 10 de maio último, a Divisão de Qualificação e Análise de Produtos Eletrônicos (Dape), do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), obteve aprovação de seu processo de acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), segundo os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.



A Dape foi reconhecida pelo Inmetro em 38 ensaios para avaliação da qualidade de placas de circuito impresso. Com essa acreditação, o órgão autoriza o CTI a atestar a eficácia desses produtos, agregando maior credibilidade e valor aos serviços realizados pelo laboratório que, a partir de agora, passa a utilizar o símbolo de acreditação do Inmetroo junto à logomarca do CTI. Esse reconhecimento vem ao encontro de uma tendência crescente da indústria brasileira em fornecer bens com qualidade assegurada, a fim de atender as exigências cada vez maiores do mercado interno e ampliar sua participação no comércio internacional.



Ações conjuntas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), BNDES e Finep têm colocado a disposição das empresas brasileiras diversas linhas de financiamento criadas especialmente para auxiliá-las em atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e qualificação. São exemplos disto, os fundos Inova Brasil, Juro Zero, Cartão BNDES, Capital Inovador e Inovação Tecnológica, Criatec e o Sibratec. Como unidade do MCT, o CTI participa de diversos programas de incentivo à inovação e qualificação da indústria nacional.



Sobre a acreditação pelo Inmetro - Por intermédio da acreditação o Inmetro reconhece a conformidade dos processos de uma instituição aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Além de incluir parte dos requisitos da NBR ISO 9001, essa norma estabelece padrões gerenciais e técnicos para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em laboratórios de ensaio e calibração. O Laboratório que atende a esses requisitos demonstra formalmente sua competência técnica para realizar avaliações de conformidade.



A Dape deu os primeiros passos no sentido de adequar-se aos requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025 em 2008. Desde o início de sua implementação até o reconhecimento por parte do Inmetro, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Dape passou por várias etapas, entre elas a conscientização dos colaboradores envolvidos, a elaboração de documentos contendo políticas, procedimentos, registros e instruções. O sistema inclui, ainda, ferramentas para monitoramento e controle da qualidade, de acordo com objetivos e indicadores definidos previamente, além da realização periódica de auditorias, treinamentos e calibração dos equipamentos.



O processo de integração e enquadramento legal das áreas do CTI envolvidas no Sistema de Gestão da Qualidade teve o apoio da Coordenação de Inovação Tecnológica do CTI, cujo principal foco de atuação está em ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). A iniciativa da CIT baseia-se na visão da Gestão da Qualidade como um instrumento imprescindível à Inovação Tecnológica e, consequentemente, ao desenvolvimento sócio-econômico do País.



CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade do MCT que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. Esta integração com a academia e o setor produtivo torna o CTI uma instituição bastante rica, capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de P&D bastante plural, focado na promoção de soluções para o mercado. Inaugurado em 1982, em Campinas, o CTI conta com cerca de 280 pesquisadores atuando em 10 laboratórios; dispõe de uma infraestrutura altamente especializada, concebida e constantemente modernizada para sustentar atividades voltadas para geração de inovação em bens e serviços de TI.

(Ascom do CTI)





< voltar