Mensagem de Foz do Iguaçu é lançada no encerramento do Fórum de Águas das Américas

Data: 26/11/2008

Mensagem de Foz do Iguaçu é lançada no encerramento do Fórum de Águas das Américas


A visão pan-americana sobre os desafios que envolvem o tema água. Assim pode ser definida a Mensagem de Foz do Iguaçu, documento lançado ontem, 25/11, na cidade paranaense, durante o encerramento do Fórum de Águas das Américas.

O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas de 37 países, entre a América do Sul, do Norte, Central, Caribe e convidados de outros continentes. O Fórum visa a diagnosticar a política e a gestão da água na América e propor políticas adequadas para enfrentar os desafios globais relacionados à água, entre os quais as mudanças climáticas e o crescimento da população mundial.

Após um debate democrático, 11 idéias foram escolhidas para compor a Mensagem de Foz do Iguaçu. Há desde temas que abrangem todo o continente americano (saneamento básico, por exemplo) até propostas que contemplam uma região específica, como é o caso do manejo das águas das pequenas ilhas do Caribe. A Mensagem será enviada para o Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março de 2009, em Istambul, Turquia.

Segundo Benedito Braga, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e vice-presidente do Conselho Mundial da Água, o Fórum de Águas das Américas foi positivo para o continente. “Muitos eventos sub-regionais geraram debates. No Fórum conseguimos um grande entendimento em torno da Mensagem de Foz do Iguaçu”. Braga também afirmou que o Brasil tem a perspectiva de uma grande participação no Fórum Mundial da Água.

O Fórum contou com a participação de representantes de governos, sociedade civil organizada, políticos e setores usuários da Água.




< voltar