Comissão de C&T da Câmara aprova a criação de três novos centros de pesquisa

Data: 31/05/2011
Foi aprovado neste mês, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 7437/10, que propõe a criação de três novos centros para o MCT. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



O texto autoriza a instalação do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, que deverá realizar ações em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região, a partir da identificação de oportunidades locais. O PL também prevê a criação do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal. O objetivo é que esta instituição dê suporte para a realização de pesquisas neste biossistema.



O terceiro centro é o Instituto Nacional de Águas, que terá a finalidade de implementar ações inovadoras na área de meio ambiente, com foco na preservação, geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização racional dos recursos hídricos.



Está prevista ainda no instrumento a transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o ministério, com a alteração da sua denominação para Instituto Nacional da Mata Atlântica. O projeto cria ainda 83 cargos de direção e assessoramento superior (DAS) para a pasta, que representará uma despesa anual de R$ 5,3 milhões.

(Com informações da Agência Câmara)





< voltar