Cabral assina contrato para levar água tratada a Boqueirão, Saquarema

Data: 19/05/2011
O governador Sérgio Cabral, através da Cedae, assina nesta quinta-feira, na Rua Walquíades de Souza Lima, s/nº, no Bairro Boqueirão, em Saquarema, contrato para realizar as obras de implantação do sistema de abastecimento de água no distrito de Jaconé, naquele município da Região dos Lagos.

- Com investimento da ordem de R$ 8 milhões, as intervenções, que beneficiam diretamente cerca de 12 mil habitantes e resultam da parceira entre Estado, Cedae e União, através da Caixa Econômica Federal, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC - informou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O conjunto de obras consiste na captação de tomada de água do Rio Roncador, por meio de 30 metros de tubulação com 300 mm de diâmetro; elevatória de água bruta e três bombas submersíveis; assentamento de 100 metros de tubulação para implantar adutora de água bruta, interligando a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA); casa de química; leito de secagem, estocagem e destinação final do lodo gerado no processo de tratamento; e elevatória junto à nova ETA.

A Cedae fará, ainda, reservatório com capacidade para 1 milhão de litros; assentamento de 2,4 metros de tubulação de 300 mm para implantação da adutora de água tratada; assentamento de mais 24 km de tubulação de 50 mm a 200 mm para instalar redes distribuidoras; e instalação de 2 mil ligações com hidrômetros, associada a programa de educação ambiental para a população da região.

Este é mais um empreendimento alinhado com o abastecimento de água da região do entorno do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj). A cerimônia contará com as presenças do vice- governador Luiz Fernando Pezão, da prefeita Franciane Conceição Gago Motta, do presidente da Cedae, Wagner Victer, e do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo.

Comissão ouve Cedae sobre abastecimento na Baixada nesta quinta

Também nesta quinta-feira, a Comissão Especial criada para tratar de problemas no abastecimento de água na Baixada Fluminense, presidida pelo deputado Waguinho (PRTB), realiza sua primeira audiência pública, em que será ouvido o gerente regional da Cedae na Baixada, Renato Lima do Espírito Santo.

Segundo Waguinho, o objetivo é ouvir do representante da empresa quais as causas dos constantes problemas de abastecimento de água e os nomes dos gerentes responsáveis pelos municípios da Baixada, para então realizar diligências.

- A minha equipe fez uma pesquisa, e não conseguiu encontrar os nomes dos responsáveis pelo abastecimento em cada um dos municípios da Baixada. Por isso aprovamos a convocação do gerente regional da Cedae, para que ele possa nos informar estes nomes e esclarecer os questionamentos dos deputados sobre o problema - afirmou.


Com informações do Monitor Mercantil


< voltar