Imagens da NASA revelam extensão do desmatamento em Rondônia

Data: 09/05/2011

Imagens da NASA revelam extensão do desmatamento em Rondônia


Até 2003, cerca de um terço da floresta tropical do estado já tinha sido derrubada e o desmatamento continua, embora em menor intensidade. O estado tem a maior porcentagem de perda florestal da Amazônia brasileira.

Quase toda a perda florestal ocorreu recentemente. Até a metade dos anos 1970, apenas 1,73% da floresta tinha sido derrubada, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Muito da perda florestal em Rondônia foi atribuída ao arrendamento de terrenos do governo por pequenos fazendeiros para o plantio de colheitas e criação de gado, segundo mostrou um estudo recente. Muitas vezes, existe o desrespeito do Código Florestal, com o desmatamento de mais de 20% da terra. De acordo com o código, os fazendeiros na Amazônia devem manter 80% da terra como floresta natural.

“O Código Florestal não é mais realista para Rondônia”, declarou Luciana de Souza Soler, estudante PHD da Universidade de Wageningen, na Alemanha, que conduziu o estudo. “É mais realista manter 20% da floresta”.

(*)Traduzido por Jéssica Lipínski, do Insituto Carbono Brasil

Leia o original no http://news.mongabay.com/2011/0504-hance_rondonia_nasa.html(Amazônia.org.br)




< voltar