Pacto das Nações Unidas já reúne três mil projetos de desenvolvimento limpo

Data: 09/05/2011

Pacto das Nações Unidas já reúne três mil projetos de desenvolvimento limpo


Um acordo internacional que canaliza investimentos em tecnologias de energia limpa e redução de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento registrou seu projeto de número 3000, relatou ontem (05/05) o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Trata-se de um projeto de energia eólica na Mongólia Interior, na China, segundo comunicado de imprensa.

O projeto, sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da UNFCCC, deverá reduzir em mais de cem mil toneladas por ano as emissões de dióxido de carbono, gás de efeito estufa que mais contribui para as alterações climáticas geradas pela humanidade. Isso envolverá a instalação de 41 turbinas movidas a vento capazes de produzir até 49,5 mil megawatts de eletricidade.

“O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo ainda está evoluindo e vai continuar a fazê-lo. Mas do conceito original até agora, tem sido um sucesso que vai muito além das expectativas iniciais, não só no número de projetos, mas também na sua capacidade de atrair investimentos do setor privado para a melhoria de comunidades do mundo em desenvolvimento”, disse a Secretária-Executiva da UNFCCC, Christiana Figueres.

O MDL foi fundado sobre o princípio de que cada projeto deve proporcionar uma redução real e transparente das emissões de carbono, de forma que contribua para o desenvolvimento sustentável. Cerca de 71 países têm projetos do MDL. Além dos três mil registrados até agora, existem cerca de 2.600 outros projetos em vários estágios do processo de habilitação.

No âmbito do MDL, os projetos que reduzem emissões de gases de efeito estufa e contribuem para o desenvolvimento sustentável podem levar à emissão de créditos comercializáveis – os chamados certificados de redução emissões, ou RCE. Cada RCE equivale a uma tonelada de dióxido de carbono. Até o momento, 1.039 projetos receberam um total de mais de 600 milhões de créditos de RCE, de acordo com a UNFCCC.

(ONU Brasil)




< voltar