Seminário sobre inovação tecnológica reúne mais de 150 técnicos e pesquisadores

Data: 06/05/2011
O Seminário de Inovação Tecnológica, realizado nesta quinta-feira (05/05) destacou a importância das pesquisas voltadas aos recursos hídricos e saneamento ambiental. O evento foi organizado pela Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp por meio da unidade de negócio do Vale do Paraíba e aconteceu no Parque Tecnológico Riugi Kojima.

O objetivo foi alcançado: mais de 150 pessoas participaram, a maioria técnicos e pesquisadores do setor de saneamento ambiental e recursos hídricos, possibilitando grande interação entre as instituições científicas e tecnológicas e a empresa, fortalecendo as parcerias e contribuindo para a difusão científica e o fomento à pesquisa no setor. Também estiveram presentes autoridades, como o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

O diretor de sistemas regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, fez a abertura do evento e destacou a importância da pesquisa e da inovação para o setor de saneamento e falou da importância das pesquisas e das políticas públicas adequadas às necessidades do saneamento, sobretudo na queda dos índices de mortalidade infantil.

Já a palestra do superintendente de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação da Sabesp. Engenheiro Américo de Oliveira Sampaio, mostrou como os temas e as linhas de pesquisa da Sabesp foram escolhidos de modo a estarem alinhados com as estratégicas corporativas, destacando-se a eficiência energética e a economia do saneamento.

O evento também contou com palestra do professor José Raimundo Braga Coelho, diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, e do engenheiro Oto Elias Pinto, superintendente da Sabesp no Vale do Paraíba.

Oto destacou os avanços tecnológicos já utilizados pela Sabesp, como a automação do sistema de tratamento de água e esgoto, incluindo distribuição da água, análise da qualidade da água, entre outros processos; e do aproveitamento do lodo resultante do tratamento do esgoto como fertilizantes.

O seminário foi encerrado no final da tarde com uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto Taubaté/Tremembé.

"A pesquisa e a inovação tecnológica são fundamentais para o avanço do saneamento no país. A Sabesp tem investido para que as boas práticas sejam disseminadas em todos os municípios em que a companhia atua. Trata-se de um conhecimento fundamental, e que também poderá auxiliar outras concessionárias a enfrentar o atraso do país nesta área", finalizou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.

Sabesp



< voltar