Inaugurado Laboratório de Geotécnica

Data: 14/04/2011

O equipamento da Uenf integra o Núcleo Regional de Competência em Campos Marítimos de Petróleo.


Financiado pela Petrobras, o Laboratório permitirá a realização de ensaios avançados na área de instalações de plataformas de petróleo utilizando a centrífuga geotécnica da Uenf.



A inauguração teve a participação do reitor Almy Junior; do diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Uenf, Alexandre de Moura Stumbo; do gerente da área de Reservatório de Engenharia de produção da UO-BC, Paulo Tinoco; da química de petróleo Rita de Cássia Comis Wagner (representando a Gerência de Tecnologia de Recuperação e Análise de Reservatórios da Petrobrás); a coordenadora executiva do Núcleo Uenf da Petrobras-Cenpes, Lúcia Roe; e do coordenador do Laboratório de Modelagem Geotécnica, Fernando Saboya Junior.



Saboya fez a apresentação do Laboratório, fazendo um histórico da instalação da centrífuga. Adquirido pela Uenf em 1994, o equipamento ficou três anos no Porto do Rio de Janeiro e outros três, encaixotada dentro da Uenf. Só em 2000, por meio de um projeto Faperj foi possível trazer ao Brasil uma equipe de técnicos americanos para estudar e propor a montagem do equipamento. Em 2007, foi formalizado o convênio com a Petrobras por meio do qual foi possível concretizar integralmente a proposta dos técnicos americanos e avançar nas pesquisas.



- Hoje no Brasil só temos mais duas centrífugas em funcionamento: uma na Coppe-UFRJ e outra no IPT,em São Paulo. A centrífuga da Uenf pode ser considerada de porte médio. Só na Austrália pode-se encontrar instalações semelhantes para esta mesma finalidade - disse o professor.



Segundo ele, o funcionamento do Laboratório permitirá a realização, por exemplo, de pesquisas relacionadas a ancoragens de plataformas, dutos enterrados, estabilidade de taludes submarinos e fundações de estruturas offshore.

(Ascom Uenf)





< voltar