Museu Goeldi promove palestras sobre Arqueobotânica

Data: 14/04/2011

O tema será apresentado por Leandro Matthews Cascon e Caroline Fernandes Caromano, bolsistas do Programa de Capacitação Institucional do Goeldi.


O Museu Paraense Emilio Goeldi (Mpeg) promove hoje (13) e amanhã (14), palestras sobre a Arqueobotânica - uma área multidisciplinar que integra estudos sobre a flora e as populações humanas, buscando compreender o desenvolvimento das sociedades pré-históricas por meio da análise de restos botânicos encontrados em sítios arqueológicos.



O tema será apresentado pelos mestres em Arqueologia, Leandro Matthews Cascon e Caroline Fernandes Caromano, atualmente bolsistas do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi. Hoje, serão apresentados os resultados das dissertações Fogo no Mundo das Águas, de Caroline, e Alimentação na Floresta Tropical, de Cascon. Os dois estudos foram desenvolvidos na Amazônia Central no sítio Hatahara. O público alvo preferencial deste dia são os especialistas e alunos das áreas de Ciências Humanas e da Terra.



Na sexta-feira (15), os arqueólogos apresentam a palestra O estudo de carvões, fitólitos e grãos de amido na Arqueobotânica e exemplos de sua aplicação interdisciplinar para professores e alunos da Pós-Graduação em Botânica Tropical, mantido pela parceria entre o Museu a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).



Apesar do tema comum, as palestras têm enfoques distintos. No dia 15 serão abordas as questões teóricas acerca da disciplina e a análise de elementos florísticos.

(Agência Museu Goeldi




< voltar