EUA: Senado rejeita medida que retiraria poderes da Agência de Proteção Ambiental

Data: 08/04/2011

O presidente Barack Obama teve uma vitória inesperada nesta quarta-feira (6/4) no Senado norte-americano. A proposta de retirar da Agência de Proteção Ambiental (EPA) a capacidade de legislar sobre emissões de gases do efeito estufa foi rejeitada por uma diferença de 10 votos. A Casa Branca já tinha inclusive preparado um veto à medida caso fosse aprovada.

“O Senado rejeita a proposta que iria aumentar a dependência de nossa nação do petróleo estrangeiro, era contrária ao consenso científico e colocaria em risco a habilidade dos Estados Unidos de liderarem a corrida pelas tecnologias limpas”, declarou Jay Carney, porta-voz da Casa Branca.

Os Republicanos, que acreditam que a EPA está adotando políticas que prejudicam a economia, afirmam que irão continuar lutando para minimizar os poderes da agência.

“Não descansaremos até que esses burocratas, que não foram sequer eleitos para os cargos que ocupam, parem de colocar mais obstáculos para a criação de empregos”, disse Mitch McConnell, líder republicano no Senado.

Já na Câmara, que deve votar ainda nesta semana uma medida semelhante, Obama tem poucas chances de vitória, pois a maioria da casa é republicana.

A EPA prometeu para ainda este ano a elaboração de regras com limites de emissões para refinarias e usinas de energia.

(Insitituto CarbonoBrasil)




< voltar