Piauí vai intensificar intercâmbio com Alemanha

Data: 19/11/2008

Piauí vai intensificar intercâmbio com Alemanha


Wülfing estava acompanhado do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, cônsul honorário da República Federal da Alemanha, Dieter Gerding.
O Piauí já possui parcerias com a Alemanha. O Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural no Piauí (Prosar), por exemplo, tem participação daquele país através do Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), Banco de Crédito para a Reconstrução e o Desenvolvimento, uma instituição estatal.

Através do Prosar, cerca de 10 mil piauienses, de 11 municípios do semi-árido, são beneficiadas com 15 sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Alagoinha do Piauí, Bocaina, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Inhuma, Jaicós, Oeiras, Paquetá, São João da Canabrava e Valença.

O Piauí se prepara para um maior intercâmbio comercial, científico e tecnológico com a Europa. Wellington Dias afirmou que a construção de três aeroportos internacionais, sendo um em Parnaíba, Teresina e São Raimundo Nonato, mais o Porto de Luís Correia, além das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), abrirão novas oportunidades para o Estado, que tem potencial em mineração, agronegócio e serviços.

Ele disse que há condições favoráveis para novas parcerias com a Alemanha em várias áreas, inclusive na Educação. O objetivo, disse, é favorecer o aprendizado do idioma alemão entre piauienses e português entre os alemães. “Precisamos preparar melhor nosso empresariado, pois queremos ampliar nossas relações com a Alemanha e demais países europeus”, afirmou.

Thomas Wülfing, que assumiu o consulado da Alemanha em Recife em junho deste ano e ficará no cargo pelos próximos cinco anos, disse que o Piauí tem um território vasto, além de riquezas naturais e um povo acolhedor, e afirmou que ficou contente com o resultado da visita, que considerou muito “positiva”.



< voltar