Sabesp vai ajudar rede municipal de saúde a combater desperdício de água

Data: 06/04/2011
A Sabesp e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta terça-feira (5/4) parceria para a implantação do PURA (Programa de Uso Racional da Água) nas 600 unidades de saúde do município. O objetivo é reduzir o consumo de água, evitando o desperdício.
“Estamos disponibilizando a tecnologia da Sabesp nos prédios da Saúde para identificação de vazamentos, troca de torneiras, chuveiros e válvulas de descargas”, explicou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.
O PURA vem sendo aplicado nas escolas municipais de São Paulo desde junho de 2009. Desde então, foram economizados 33 milhões de litros por mês, suficientes para abastecer mensalmente uma cidade de 8 mil habitantes. Além de reduzir o desperdício, o programa permitiu economia de R$ 1,2 milhão nas contas de água das escolas.
Começou nesta terça-feira o treinamento dos gestores e funcionários das unidades básicas, hospitais e demais equipamentos de saúde. Eles receberão cartilhas que ensinam a usar a água racionalmente e a medir o consumo e detectar vazamentos. Além disso, uma equipe da Sabesp visitará as unidades para corrigir falhas na rede e definir a troca de equipamentos por modelos com baixo consumo de água (como torneiras e vasos sanitários).
Dilma Pena destacou a importância do programa em todo o Estado ao citar a economia de 100 milhões de litros de água por mês apenas com a adoção de medidas do PURA. Essa quantidade de água, lembrou, é suficiente para abastecer durante um mês 26 mil habitantes, o que equivale ao número de habitantes de Serra Negra ou de Guararema.
“O combate ao desperdício é um ato de cidadania. O Estado de São Paulo e a Prefeitura estão dando exemplo e estão no caminho da cidadania plena”, finalizou a diretora-presidente.

Assessoria Sabesp


< voltar