Walter Gasi é eleito, em Brasília, vice-presidente regional da Aesbe

Data: 01/04/2011
O diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Walter Gasi, foi eleito para a função de vice-presidente regional da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), durante a 1ª Reunião Ordinária da entidade, realizada nesta quarta-feira (30), em Brasília. Gasi ficará à frente da Regional Nordeste 1, que congrega os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. Na ocasião, o diretor da Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, foi eleito para dirigir a Aesbe. Cada eleito para compor a diretoria da entidade terá um ano de mandato renovável pelo mesmo período.

Walter Gasi recebeu a indicação como fruto do esforço da atual administração da Caern em reestruturar a Companhia."Trata-se do reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de fortalecer a Caern e torná-la autossustentável", destaca o presidente da companhia potiguar. Ele lembra que a Aesbe é a instituição que defende os interesses das concessionárias estaduais dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e que a entidade está na linha de frente das discussões nacionais a respeito da questão do saneamento básico.

O presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ricardo Augusto Simões, foi escolhido para ser o vice-presidente da Associação, sendo o substituto legal de Abelardo de Oliveira Filho quando houver necessidade. Antes da eleição, Simões estava à frente da presidência da entidade em um mandato temporário.

Durante a reunião que contou com a presença de 19 dos 25 presidentes de companhias estaduais de saneamento, foi discutido um projeto do Banco Mundial que visa à qualificação técnica para a adequação das concessionárias de água de esgoto às normas de regulação, estabelecidas pela lei nº 11445/07, conhecida como a "Lei do Saneamento".

A apresentação foi feita pela assistente em infraestrutura do Banco Mundial, Juliana Garrido. Segundo informações da Aesbe, o projeto será desenvolvido por uma empresa de consultoria e deverá ser iniciado nos próximos dias. Ao longo de 12 semanas representantes técnicos das companhias serão instrumentalizados nas questões regulatórias, em especial nos aspectos tarifários e de custos dos serviços.

Presente ao encontro, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, deu as boas vindas aos novos presidentes das companhias de esgotamento sanitário, abastecimento de água e saneamento, e falou sobre a atual situação deste setor no Brasil.

O presidente da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe, Edmar Zorzal, tratou da elaboração do Manual de Contrabilidade para as Companhias, fruto do trabalho da própria câmara e que está de acordo com a legislação atual e que serve de referência para várias companhias estaduais. E consultora jurídica da Aesbe, Elizabeth Costa de Oliveira Góes, falou sobre os temas tratados no último encontro de assessores jurídicos das empresas de saneamento.

Relação dos novos vice-presidentes regionais da Aesbe:

REGIÃO NORDESTE 1: Walter Gasi, presidente da Caern

REGIÃO NORDESTE 2: Roberto Cavalcanti Tavares, presidente da Compesa

REGIÃO NORTE : Antonio Braga, presidente da Cosanpa

REGIÃO SUL: Fernando Ghignone, presidente da Sanepar

REGIÃO SUDESTE : Wagner Victer, presidente da Cedae

REGIÃO CENTRO-OESTE : Ricardo Augusto Simões, presidente da Copasa


Fonte: http://www.caern.rn.gov.br





< voltar