INT mostra seus resultados em relatório de atividades

Data: 31/03/2011

Entre os destaques estão a forte atuação do Instituto Nacional de Tecnologia em temas transversais como nanotecnologia, biocombustíveis, produtos para a saúde, energias renováveis, petróleo e gás e desenvolvimento social.


O Relatório de Atividades 2007-2010, publicado este mês, destaca os principais resultados obtidos no período pela unidade de pesquisa do MCT.



Nanopartículas de polímeros biocompatíveis que liberam controladamente no pulmão medicamentos contra a tuberculose, biomateriais com porosidade controlada que melhoram a fixação dos implantes cirúrgicos, nanomembranas capazes de eliminar desde o sal da água do mar até substâncias tóxicas do sangue foram alguns dos novos produtos de nanotecnologia relatados. Os avanços na área culminaram com a inauguração do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano/INT), em novembro de 2010.



Na área de biocombustíveis, o INT coordenou o grupo temático de caracterização e controle da qualidade da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, o trabalho desenvolvido por meio da área de Energia inclui a elaboração do projeto de capacitação instrumental dos laboratórios dessa rede. O Instituto investiu ainda na avaliação das características do biocombustível em condições simuladas de armazenagem.



Em outra vertente, desenvolveu tecnologias para produzir etanol de segunda geração do bagaço e palha da cana-de-açúcar, além de catalisadores para converter biomassa, gás natural e etanol em hidrogênio e outros combustíveis com maior produtividade e menor impacto ambiental. O estudo do INT sobre mudanças climáticas também foi destacado, pela sua importância como subsídio para políticas públicas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.



Um projeto importante relatado foi a coleta de medidas antropométricas dos trabalhadores da área de petróleo e gás, iniciado em parceria com a Petrobras, com recursos do CTPetro/Finep. O trabalho permitiu a compra de dois scanners tridimensionais a laser. O equipamento, primeiro do gênero na América Latina, levanta medidas precisas dos ocupantes dessas unidades, permitindo simulações da atividade em cenários virtuais.



A promoção da inovação nas empresas foi outro ponto importante registrado no balanço do Instituto. No período, o INT empreendeu uma nova política de Inovação, aumentando seus resultados de desenvolvimento tecnológico e de transferência de tecnologias. Um reflexo disso pode ser mensurado no crescimento do número de patentes, que nesses quatro últimos anos atingiu 60% dos pedidos já registrados pelo Instituto. O atendimento extensionista teve papel importante na atenção às empresas, por meio de programas como o Progex, de apoio tecnológico à exportação, e entrou em nova fase, tornando-se o INT responsável pelos serviços da Rede Estadual de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) do Rio de Janeiro e coexecutor na Rede do Mato Grosso.



O Relatório de Atividades 2007-2010 do INT segue pontos estabelecidos no Plano Diretor da Unidade e nos Planos de Ação do governo federal, sobretudo o Plano de Ações 2007/2010 do MCT. Confira o documento no item "Informações Institucionais", no sítio http://www.int.gov.br.

(Ascom do INT)





< voltar