Indústria do plástico inaugura o segundo ponto de entrega de lixo reciclável em SP

Data: 19/08/2008
A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, em parceria com a Prefeitura do município de São Paulo, inaugurou no último sábado (16), o segundo Ponto de Entrega Voluntária Monitorado (PEVM) do município de São Paulo, no bairro da Brasilândia. A iniciativa tem como objetivo incentivar a reciclagem do lixo inorgânico produzido pela sociedade, que a partir dessa iniciativa, passa a contar com lugar apropriado para o descarte.

Os PEVMs são contêineres inspirados em bancas de jornal da cidade. Seus compartimentos foram projetados para receber e armazenar adequadamente plásticos em geral, incluindo Isopor® e sacolas plásticas, papel, metal, vidro e óleo de cozinha usado. Os resíduos sólidos serão acondicionados em sacos de plástico e o líquido, em bombas impermeáveis também de plástico. A unidade recebe material reciclado 24 horas por dia, por estar localizado em local aberto e de fácil acesso ao publico.

Todo material coletado será encaminhado à Cooperativa dos Classificadores de Resíduos e Materiais Recicláveis (Coopercicla), cooperativa localizada no Jardim Marilu, que fará a coleta do material depositado no contêiner. Essa unidade do PEVM atenderá cerca de 500 mil pessoas que residem na região.

O papel da prefeitura nessa parceria é cuidar do acondicionamento do espaço e da infra-estrutura para o recebimento do contêiner. A Prefeitura e a Plastivida têm como objetivo educar a população para que esta pratique a coleta seletiva. Além disso, o programa contribui na geração de empregos e renda. A Prefeitura autorizou a instalação de 1000 PEVMs no município de São Paulo, com o objetivo de suprir a carência de locais de recebimento de materiais recicláveis. Com essas instalações, a Prefeitura pretende criar cerca de 1.200 empregos indiretos. Os catadores passam a ser associados de cooperativas conveniadas à Prefeitura, que investe aproximadamente R$ 7,5 milhões por ano em centrais de triagens e liberação de caminhões às cooperativas do município.




< voltar