Ministro assina acordo para instalar Parque Industrial em Hortolândia (SP)

Data: 29/03/2011

Investimento de US$ 200 milhões, geração de 1.500 empregos diretos, elevação do PIB municipal e apoio à pesquisa na área de tecnologia são benefícios esperados com a chegada da multinacional chinesa ZTE Corporation.


A empresa oficializou a instalação no município, na sexta-feira (25). O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o prefeito Angelo Perugini e o presidente da empresa, Yuan Lie, assinaram o Acordo de Cooperação Estratégica para a criação de um parque industrial e um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da ZTE Corporation no Brasil.

Ao comentar o acordo Mercadante destacou que o governo federal transforma a região de Campinas (SP), onde está Hortolândia, no Vale do Silício Brasileiro. O Vale do Silício é uma região do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, conhecido por abrigar grande número de empresas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas.



"A região de Campinas tem muitos investimentos em tecnologia e pesquisa científica. Aqui em Hortolândia está a IBM que emprega nove mil pessoas e é um gigante no setor. Nosso ministério apoia esses empreendimentos para que as empresas invistam em pesquisa e contratem brasileiros para isso. O Brasil precisa inovar mais, desenvolver mais tecnologia. A ZTE é um salto de estrutura para o Brasil, São Paulo e Hortolândia", comentou o ministro.



Mercadante destacou o desenvolvimento econômico e social de Hortolândia. "É muito bom ver que o PIB desta cidade triplicou em seis anos. É um indicador nunca visto antes na história deste município. Isso se deve à liderança do prefeito Perugini, ao trabalho da Câmara de Vereadores e todos os trabalhadores que ajudam a projetar a cidade do outro lado do mundo. Hortolândia recebe este empreendimento por mérito, pelo desenvolvimento que apresenta", valorizou o Mercadante.



Parque industrial - A empresa funcionará num terreno na avenida Sabina Baptista de Camargo, antiga estrada da Granja Ito, na região do Jardim Novo Ângulo. Em Hortolândia, a empresa realizará uma série de investimentos para a construção de um parque industrial, um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, uma plataforma de distribuição de equipamentos, que atenderá todo o Mercosul, além de um centro de treinamento e um call center.



"Hortolândia abre as portas para a economia do mundo. Temos empresas alemãs, americanas e européias. A chegada da ZTE marca um momento novo na produção industrial e comercial no Hemisfério Sul. Juntos, vamos fazer um polo de desenvolvimento tecnológico modelo para o País. A Prefeitura apoiará no que for preciso para o empreendimento ser o maior sucesso", disse Perugini, que agradeceu o apoio e empenho do Ministério da Ciência e Tecnologia para viabilização do negócio.



Líder global no fornecimento de produtos e serviços de telecomunicações, a ZTE Corporation tem a maior e mais abrangente linha de produtos de telecomunicações no mundo, que atende os setores de telefonia fixa e móvel, serviços e terminais.



Os produtos da empresa chinesa são disponibilizados para mais de 500 operadoras de telecomunicações em 150 países e regiões do mundo. Na China, a ZTE é a maior companhia no setor de telecomunicações, com faturamento de US$ 15 bilhões em 2010.

(Ascom do MCT)





< voltar