Capes aprova cooperação internacional entre a UFSCar e universidade portuguesa

Data: 16/03/2011

Um projeto de cooperação internacional elaborado por docentes do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi aprovado recentemente pelo Programa Capes/FCT. A cooperação pretende promover o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Portgual, visando a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.



O projeto "Biologia de Sistemas e Engenharia de Bioprocessos e Sistemas: Capacitação de Pessoal nas Fronteiras da Biotecnologia Industrial" inicia suas atividades neste mês de março e terá duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Estão previstas a realização de missões de trabalho de curta duração e de missões de estudo, destinadas a doutorado sanduíche ou pós-doutorado.



O professor Roberto de Campos Giordano, docente do DEQ e líder do Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio), é coordenador do projeto no Brasil e a instituição parceira é a Universidade do Minho, em Portugal, por meio do seu Departamento de Engenharia Biológica (DEB). A proposta principal deste projeto é promover a interação entre pesquisadores e alunos de pós-graduação da universidade lusitana com os Departamentos de Engenharia Química (DEQ) e de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, que atuam em diferentes linhas de pesquisa, mas que apresentam grande sinergia. Também participam das atividades os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), de Engenharia Química (PPGEQ) e de Genética e Evolução (PPGGEv) da UFSCar.



Das oito linhas de pesquisa desenvolvidas no LaDABio da UFSCar, três foram selecionadas para integrar os estudos conjuntos entre pesquisadores do Brasil e de Portugal. Com este projeto as pesquisas em "Inteligência Computacional em Bioprocessos", "Produção de Vacinas Humanas e Animais", e "Engenharia de Bioprocessos e Sistemas (EBS) aplicada à Produção de Bioetanol a partir de Bagaço de Cana-de-Açúcar" passam a contar com a parceria do Grupo de Engenharia de Sistemas de Bioprocessos (BioPSEg) do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Os pesquisadores portugueses dedicam-se à investigação nas áreas da modelação, monitorização e otimização de bioprocessos e à biologia de sistemas e engenharia metabólica.



A cooperação internacional entre a UFSCar e a Universidade do Minho foi formalizada por meio de uma parceria entre a Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal.

(Assessoria de Comunicação da UFSCar)





< voltar