Fatecs integrarão sistema de dados e-MEC

Data: 04/03/2011



As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) vão integrar o e-MEC (emec.mec.gov.br), um sistema que pretende reunir todas as informações sobre o Ensino Superior do Brasil, incluindo muitos dados abertos ao público, como vagas e cursos oferecidos pelas instituições, o desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), além de indicadores de qualidade. Essas informações também serão utilizadas para o Censo da Educação Superior e para estudos do Ministério da Educação (MEC).



No último dia 28, na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), o Centro Paula Souza e o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE) coordenaram a reunião em que o MEC apresentou o sistema a diretores das Fatecs e de outras instituições de Ensino Superior estaduais e municipais. Os participantes tiveram um treinamento para efetuar o cadastro no sistema que também deverá ser usado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

"A relevância das 49 Fatecs fez com que o MEC viesse até São Paulo para apresentar essa plataforma única, que vai dar conta de todas as informações sobre Ensino Superior do Brasil", disse Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.



Para o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Wollinger, o e-MEC vai ajudar o ministério a criar um mapa do Ensino Superior no Brasil. Com isso, será possível planejar a oferta de cursos e vagas de acordo com as necessidades econômicas do País, o que inclui a ampliação do Ensino Superior Tecnológico.

(Centro Paulo Souza)





< voltar